Pesquisadores ingleses estão entusiasmados com a descoberta de pedaços de um meteorito que caiu na região de Gloucestershire. É a primeira vez que um objeto do tipo é encontrado no Reino Unido em 30 anos:

Uma bola de fogo foi vista no céu da região no final de fevereiro. Logo depois, um morador de Winchcombe, percebeu um punhado de pedras e cinzas escuras na entrada da garagem. Eram os restos incinerados de parte do meteorito. Ele logo percebeu que não eram pedras comuns, e avisou as autoridades.

publicidade

Uma equipe de busca foi enviada imediatamente para vasculhar a área local em busca de mais fragmentos. Ao todo foram recolhidos entre 300 a 400g de material, a maior parte agora armazenada no Museu de História Natural de Londres.

A animação dos cientistas se deve à raridade do tipo de meteorito.

publicidade

De aproximadamente 65 mil meteoritos em coleções no todo o mundo, só 1.206 tiveram a queda testemunhada, e destes apenas 51 são do tipo condrito carbonáceo. Esses vieram do exterior do cinturão de asteroides, na direção de Júpiter.

Muitos deles contêm compostos orgânicos simples e aminoácidos, e alguns trazem minerais formados pela água. Para os pesquisadores, eles são os blocos de construção que sobraram do sistema solar…