Cientistas da Universidade de Waterloo, no Canadá, foram até a Groenlândia para esclarecer o que pode ter sido um dos maiores enganos da astronomia e da geologia nos últimos tempos, o que formou a cratera Archean Maniitsoq.

Diferente do que se pensava anteriormente, a cratera não foi formada pelo impacto de um meteorito, mas por processos geológicos naturais. O local foi descoberto por uma outra equipe de pesquisadores em 2012 e datada em pelo menos três bilhões de anos.

Cristais de zircão, são pequenas rochas que preservam danos antigos causados por ondas de choque quando recebem o impacto de um meteorito. “São como pequenas cápsulas do tempo”, resume o professor Chris Yakymchuk. Ao analisar os cristais existentes em Archean Maniitsoq, eles não encontraram esses danos nelas.

Metamorfismo aconteceu 40 milhões de anos depois

Os cristais de zirconita eram mais novos do que o imaginado. Crédito: Nasa

Os pesquisadores também viram que algumas partes das rochas haviam derretido e se recristalizado em um processo conhecido como metamorfismo. Isso deveria ocorrer instantaneamente caso a área tivesse sido atingida por um meteorito.

Entretanto, a equipe liderada por Yakymchuk observou que esse processo ocorreu pelo menos 40 milhões de anos depois da data proposta pelo grupo que encontrou a cratera em 2012. Apesar de esclarecer um mal entendido, os pesquisadores acabaram saindo desapontados da expedição.

“Fomos lá para explorar a área para potencial exploração mineral e foi através de um exame cuidadoso da área e dos dados coletados desde 2012”, disse o líder da expedição. “Concluímos que as características são inconsistentes com o impacto de um meteorito”.

Mas, apesar da pequena decepção Chris Yakymchuk comemorou o fato de a ciência estar em constante evolução. “Ciência é sobre o avanço do conhecimento por meio de descobertas, e nossa compreensão da história antiga da Terra continua a evoluir”, concluiu o professor.

Via: Phys.org