A Nasa está trabalhando no retorno das operações científicas do Telescópio Espacial Hubble enquanto tenta resolver um problema referente ao erro de software do principal computador da espaçonave. O equipamento deve retornar ao status normal de operações na quinta-feira (15) à noite.

O Telescópio Espacial Hubble entrou em modo de segurança no domingo (7), um pouco depois das 6h da manhã (horário de Brasília), após a identificação do problema. O anúncio do retorno operacional do telescópio foi dado no Twitter:

O modo de segurança coloca o telescópio em uma configuração estável até que as soluções possam ser implementadas. Existe uma variedade de modos de segurança, a depender do problema identificado.

A Nasa percebeu a falha no software após a efetivação de uma melhoria recente ao telescópio. O intuito do upgrade seria ajudar a compensar as flutuações de um dos seus giroscópios.

publicidade

Os cientista identificaram que a melhoria não tinha permissão de escrever sobre um local específico da memória do computador. Isso causou um problema no principal sistema operacional do Hubble e levou a espaçonave ao modo de segurança.

Próximos passos do Hubble

Entretanto, ao entrar em modo de segurança, a equipe de operações do Centro de Voos Espaciais Goddard identificou que a porta localizada no topo do telescópio falhou ao fechar automaticamente. Essa porta é um dispositivo de proteção que evita a entrada de luz e calor provenientes do sol na espaçonave.

Todas as tentativas de enviar comando para o motor que opera o fechamento e a abertura da porta não obtiveram sucesso. Entretanto, os mesmos comandos, quando enviados para um motor de backup, identificaram movimentos.

Nasa anunciou o retorno das atividades científicas do telescópio nesta semana. Imagem: Nasa/Reprodução

Resolvido o problema da porta, a equipe de operações ainda trabalha em soluções para o erro do software ainda em um futuro próximo. Nesse período, a melhoria recentemente implementada ao telescópio fica proibida de ser utilizada.

O telescópio espacial Hubble foi originalmente lançado em abril de 1990. O projeto foi a primeira missão da Nasa pertencente ao Great Observatory Programs.

Após um fiasco inicial, o telescópico vem cumprindo seu papel durante esses anos de oferecer imagens do espaço sideral e de trazer novos avanços ao conhecimento científico.

Via: Hubble Site