Quem faz maratonas na Netflix, mas não paga o boleto, pode ter um motivo para ficar com medo. Um novo recurso que está em fase de testes pode sinalizar um esforço da gigante do streaming para barrar o compartilhamento de senhas das contas.

O novo mecanismo é relativamente simples e muito usado por outras plataformas para se confirmar a titularidade de contas. Ao fazer login em um dispositivo, o usuário vê um pop-up na tela que pede para confirmar a conta com um código enviado por e-mail ou SMS.

Leia também

Haverá a opção de verificar a identidade mais tarde – caso ela seja selecionada, o pop-up aparecerá novamente em um momento indeterminado. Mas, caso o usuário não confirme a conta em um determinado período de tempo, não poderá mais acessar o serviço e será orientado a criar uma nova conta.

publicidade

Piloto restrito

netflix televisão
Primeiros testes do novo recurso serão feitos em Smart TVs Imagem: cottonbro/Pexels

Em um primeiro momento, essa medida pode parecer relativamente fácil de burlar, já que a maior parte das pessoas que usam contas de outras o fazem com alguém próximo, como um parente, amigo ou namorado (a) que pode receber e enviar o código por mensagem.

Porém, a ideia da Netflix é de barrar pelo menos uma parte dos compartilhamentos de senha e conseguir algum grau de crescimento no número de usuários pagantes. Por enquanto, os testes serão feitos com poucos usuários de países aleatórios que usam o serviço em Smart TVs.

A medida aperta o cinto em um dos termos de serviço menos respeitados da Netflix, que é o que diz que o conteúdo da plataforma é “apenas para seu uso pessoal e não comercial e não pode ser compartilhado com pessoas fora de sua casa”.

Via: CNN Business The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!