Uma equipe de pesquisadores da Nova Zelândia e da Austrália usou um micro tomógrafo, para medir o que acontece com a audição de peixes de recife quando as larvas se desenvolvem em oceanos poluídos pelo dióxido de carbono.

Alguns peixes podem ficar 10 vezes menos sensíveis ao som. É um golpe fatal para animais que dependem da audição para encontrar o caminho de casa, e uma grave ameaça à preservação da espécie. O resultado da equipe destaca um exemplo surpreendente dos efeitos indiretos da mudança atmosférica.

publicidade

O dióxido de carbono presente no ar se dissolve na água, provoca a acidificação dos oceanos, e pode mudar a anatomia dos peixes. Estudos acumulados ao longo dos últimos 12 anos mostram que as pedras duras que constituem os “ouvidos” dos peixes, chamadas otólitos, crescem anormalmente quando as larvas se desenvolvem em águas mais ácidas.

Os peixes desempenham um papel importante na manutenção dos recifes. Se alguma espécie desaparecer, os corais podem morrer e provocar o desaparecimento de um ecossistema inteiro.

publicidade

Se a poluição continuar crescendo, essas belas imagens e desenhos como o emocionante Procurando Nemo vão ficar só na lembrança…