Em uma parceria, o Ministério da Educação e da Economia lançaram na última semana o programa “Qualifica Mais, Emprega Mais” para ajudar na formação profissional de jovens e adultos. O projeto-piloto do governo federal garante auxílio para conseguir vagas aos formandos que concluírem os cursos auxílio para ingressar no mercado de trabalho.

São 6.069 vagas gratuitas com três opções de cursos online na área de TI (Tecnologia da Informação) e Tecnologia da Comunicação: programador de sistemas, programador web e programador de dispositivos móveis.

Governo Federal lança cursos online
Governo Federal abre vagas para cursos online. Imagem: Shutterstock

Neste primeiro momento, os cursos, que terão duração de cerca de 200 horas, serão ofertados apenas para jovens com ensino médio completo e que residam em determinadas regiões do país, sendo elas: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

De acordo com o diretor Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação, Sérgio Calderini, foi feito um mapeamento junto ao setor produtivo para descobrir quais eram as demandas e em quais locais existiam. O objetivo é buscar profissionais qualificados para ocupar postos de trabalho visando a retomada da economia. Segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, a ação do governo federal é extremamente importante para identificar barreiras no fortalecimento da economia.

publicidade

Leia mais!

“A revolução digital já é mais do que uma realidade no cotidiano dos brasileiros. Com o direcionamento correto e qualidade na capacitação, podemos diminuir tanto o desemprego quanto a lacuna de mão de obra qualificada no setor de TIC. Essa também é uma importante ação da retomada do Brasil na rota do crescimento”, analisou o secretário.

Para se inscrever nessa primeira fase do programa, o estudante deve preencher uma trilha educacional na plataforma virtual EduLivre que dará uma visão geral da área que o aluno quer seguir, além do preenchimento de alguns testes. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 11 de abril. Os participantes selecionados receberão um e-mail para a confirmação de matrícula, enviado diretamente pela instituição que está ofertando a vaga.

O início das aulas está previsto para 10 de maio e deve durar em torno de 6 meses.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!