Cinema e Streaming

‘Falcão e o Soldado Invernal’: saiba quais filmes da Marvel assistir antes da série

16/03/21 10h56
Cena com Falcão e o Soldado Invernado no filme 'Capitão América: Guerra Civil'. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Cena com Falcão e o Soldado Invernado no filme 'Capitão América: Guerra Civil'. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Nova série da Marvel Studios, ‘Falcão e o Soldado Invernal’ estreia nesta sexta-feira (19) no Disney+ com a promessa de apresentar um novo arco do universo para o público e a continuação dos eventos de ‘Vingadores: Ultimato’. Abaixo, o Olhar Digital separou os filmes fundamentais para assistir antes da tão esperada produção.

Semelhante a ‘WandaVision’, que chegou recentemente ao seu fim, a série é protagonizada por personagens antes coadjuvantes nos filmes: Sam Wilson (Anthony Mackie) e Bucky Barnes (Sebastian Stan). Novo passo da “Fase 4” do Universo Cinematográfico Marvel, a produção vai continuar os arcos desses personagens, trazer de volta elementos dos filmes – como o vilão Barão Zemo (Daniel Brühl) e a “Agente 13” Sharon Carter (Emily VanCamp) – e apresentar novos rumos que serão fundamentais daqui para frente, como por exemplo a introdução do John Walker (Wyatt Russell) como o “Agente Americano”.

Após mais de 20 filmes lançados entre 2008 e 2019, é importante que os fãs estejam antenados com o que aconteceu anteriormente nas produções. Então, antes de assistir a série, relembre as aparições e os principais momentos de ‘Falcão e o Soldado Invernal’ no Universo Marvel:

CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR’ (2011)

Cena de ‘Capitão América: O Primeiro Vingador’. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Lançado em 2011, ‘Capitão América: O Primeiro Vingador’ é ambientado entre os anos de 1943-1945 e nos apresenta o início da história de Steve Rogers (Chris Evans), mas também a estreia de Sebastian Stan como Bucky Barnes, embora ainda sem o título de ‘Soldado Invernal’.

O filme mostra a trajetória do fraco aspirante até o momento em que ele assume o manto do herói que conhecemos, porém destaca o relacionamento de amizade entre Steve e Bucky, fator que é fundamental para a série. O arco do ‘Capitão América’ também é imprescindível, para caso Chris Evans faça uma participação especial na série.

‘CAPITÃO AMÉRICA – O SOLDADO INVERNAL’ (2014)

Cena de ‘Capitão América: O Soldado invernal’. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Lançado em 2014, o filme ‘Capitão América: O Soldado Invernal’ é apontado por parte do público como um dos melhores títulos do universo de heróis até hoje. A série do Disney+ vai tentar capturar o tom de espionagem do longa-metragem, visto que é a maior inspiração para a produção.

Aqui, o personagem de Anthony Mackie, Sam Wilson (Falcão), é apresentado. O ex-aviador da Força Aérea dos Estados Unidos se torna amigo de Steve Rogers e ajuda a enfrentar a Organização Hydra e Bucky Barnes, agora como o ‘Soldado Invernal’.

Além da importância de saber os detalhes de como Bucky se torna “vilão” e da infiltração de Hydra na SHIELD, agência aliada aos heróis que combate o terrorismo e é encarregada de manter a segurança nacional e global, o filme também introduz a “agente 13” Sharon Carter (Emily VanCamp), que está confirmada em ‘Falcão e o Soldado Invernal’.

‘CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL’ (2016)

Cena de ‘Capitão América: Guerra Civil’ onde o ‘Falcão e o Soldado Invernal’ aparecem. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

‘Capitão América: Guerra Civil’ talvez seja a produção mais imperdível da lista. O filme é o início da relação (muitas vezes cômica) de Sam Wilson e Bucky Barnes que veremos ser mais explorada em ‘Falcão e o Soldado Inverna’. 

Até a série, também é o único vislumbre de como seria uma equipe formada por ambos. Resumindo, eles não são amigos e não gostam particularmente um do outro (muito por conta do relacionamento dos dois com Steve Rogers), mas acabam lutando juntos (e derrotados lado a lado pelo ‘Homem-Aranha’ de Tom Holland em cena hilária). Tudo isso ocorre em meio ao contexto judicial e conflituoso entre ‘Capitão América’ e ‘Homem de Ferro’ (Robert Downey Jr.).

Aliás, a ruptura ideológica entre Steve Rogers e Tony Stark – que consiste em registrar todas as pessoas com dons ou habilidades especiais, como os super-heróis – deve ser trazida de volta no Universo Cinematográfico Marvel em ‘Falcão e o Soldado Invernal’. Ainda foi revelado que Daniel Bruhl repetirá seu papel como ‘Barão Zemo’ na série da Disney+. O vilão é o responsável por desencadear os eventos de ‘Capitão América: Guerra Civil’ e, pelos trailers, também terá um papel importante na nova produção. Além disso, William Hurt também retornará como ‘Thaddeus Ross’ – secretário de Estado do presidente.

VINGADORES: GUERRA INFINITA (2018)

O ‘Falcão e o Soldado Invernal’ em Wakanda numa cena de ‘Vingadores: Guerra Infinita’. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

O ‘Falcão e o Soldado Invernal’ estão presentes nos filmes mais recentes dos ‘Vingadores’, que são fundamentais para contextualizar sobre em que condições o mundo e os protagonistas se encontram na nova série.

Em ‘Guerra Infinita’, Sam Wilson e Bucky Barnes lutam ao lado do Capitão América no grupo de membros que devem proteger Wakanda dos ataques das tropas de Thanos (Josh Brolin), que buscam pela Jóia da Mente na cabeça de Visão (Paul Bettany). Ambos os heróis morrem após o “estalo” do vilão.

VINGADORES: ULTIMATO (2019)

Cena de ‘Vingadores: Ultimato’ onde Bucky e Sam se despedem de Steve Rogers. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Após retornarem à vida, cinco anos depois dos acontecimentos de ‘Vingadores: Guerra Infinita’, a dupla ‘Falcão e o Soldado Invernal’ participa da grande batalha final contra Thanos em ‘Ultimato’. Este é o último projeto da Marvel que contou com a participação dos heróis antes da série do Disney+.

Mas o acontecimento mais importante para a nova produção acontece no final do filme, quando um Steve Rogers velho passa o escudo do ‘Capitão’ América’ para o ‘Falcão’, sendo as consequências deste ato o grande ponto central para a série.

Quer saber mais de ‘Falcão e o Soldado Invernal’ e do “dia atual” no Universo Marvel (que é 2023, graças aos cinco anos entre o snap (estalo) de Thanos e os Vingadores retornando para a última batalha) antes da estreia na sexta-feira (19)? Você pode conferir também os filmes ‘Vingadores: Era de Ultron’, ‘Homem-Formiga’, ‘Pantera Negra’ e ‘WandaVision’. E também não de assistir ao trailer final da nova série.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Experimente grátis o Disney+. Clique aqui e Assine agora!


Experimente o Disney+. Clique aqui e assine agora!

Deixe sua opinião
Tags