Que tal resolver um problema do seu jogo favorito e, de quebra, levar US$ 10 mil? No início do mês, o usuário “tostercx” do GitHub fez o upload de um código da versão de ‘GTA Online’ para PC que diminuía em 70% o tempo de carregamento do game. Duas semanas depois, a Rockstar Games incluiu as modificações em uma atualização do jogo e distribuiu para todos os usuários, e pagou um prêmio ao programador.

“Após uma investigação completa, podemos confirmar que o jogador realmente revelou um aspecto do código do jogo relacionado aos tempos de carregamento da versão para PC do ‘GTA Online’ que poderia ser melhorado”, disse a empresa em um comunicado. “Como resultado dessas investigações, fizemos algumas mudanças que serão implementadas em uma próxima atualização do título.”

publicidade

Tostercx disse que recebeu os US$ 10 mil por meio do programa Bug Bounty da Rockstar, que recompensa desenvolvedores que encontram erros nos códigos dos jogos. A recompensa é normalmente encaminhada a descobertas relacionadas a problemas de segurança ou privacidade nos jogos online.

O estúdio, porém, decidiu conceder premiar tostercx “como uma exceção” neste caso. O desenvolvedor percebeu que a demora no carregamento do jogo estava sendo causada por “um único gargalo de CPU ao iniciar o ‘GTA Online’”, um problema que ele estimou “não levar mais de um dia para um único desenvolvedor resolver.”

GTA Online
Modificação foi incorporada à última atualização do ‘GTA Online’. Imagem: Rockstar/Divulgação

O modder fez então algumas correções que otimizaram o código de ‘GTA Online’, reduzindo o tempo de carregamento de mais seis minutos para um minuto e 50 segundos. A culpa, segundo tostercx, é da forma como a Rockstar programou o jogo. Um arquivo JSON de 10 MB do game possui 63 mil entradas de itens – e cada vez que um item é encontrado, a verificação é executada novamente. O programador estimou que isso leva a cerca de 1.984.531.500 cheques.

Há de se considerar também que ‘GTA V’, que serve de base para ‘GTA Online’, foi desenvolvido para Xbox 360 e PlayStation 3, em 2013.

Via: PC Gamer