O mercado de arte digital em tokens não fungíveis está em alta, e como não há mercado aquecido sem a presença de Elon Musk, chegou o momento que o Technoking da Tesla e CEO da SpaceX entrou neste segmento. 

Em sua conta no Twitter, Musk anunciou que produziu uma música sobre NFTs – tokens únicos que despontam no mercado de artes – e cunhou a faixa em blockchain. Porém, no tuíte não há nenhum link que leve para a NFT ou o valor de venda da canção. 

publicidade

Leia também: 

Outra dúvida é se a música tem ou não um nome, mas existem pistas sobre isso, já que a capa do vídeo anexado a ela exibe as palavras “Vanity Trophy”, ou troféu da vaidade, em tradução livre. As palavras orbitam ao redor de uma esfera dourada. 

publicidade

Abaixo da bola dourada, está uma um sem fim de informações, como cachorros, diamantes, mãos humanas, moedas e a palavra “HODL”, uma corruptela da palavra ”hold”, que significa segure e é bastante usada pela comunidade de investidores em criptomoedas

O vídeo também exibe a frase “computers never sleep”, ou “computadores nunca dormem”, frase que é uma das duas que aparecem na letra, a outra é “for your vanity” (para sua vaidade).

publicidade

A música é repetitiva e gruda na cabeça, as batidas são de um techno que seria candidato às paradas no final dos anos de 1990 e início dos anos 2000. Mas é aconselhável que Elon Musk peça algumas dicas à sua esposa, a cantora Grimes, caso queira ter algum progresso na música.

O que são NFTs?

Obra de arte digital Everydays - The First 5000 Days, do designer Beeple
Obra de arte digital Everydays – The First 5000 Days, do designer Beeple, foi vendida por US$ 69 milhões. Crédito: Mike Winkelmann (Beeple)

Os tokens não-fungíveis são construídos com base na arquitetura da blockchain Ethereum e os quais permitem tokenizar quaisquer dados usando um identificador único e não trocável, o que os diferem dos bitcoins, por exemplo, que são abertamente negociáveis e podem ser trocadas por dinheiro. 

publicidade

Por conta disso, essa tecnologia tem sido utilizada para dar exclusividade e autenticidade a obras de arte, como montagens, fotos, vídeos, áudios, pinturas e o que mais se quiser colocar lá. E mesmo que sejam produzidos vários tokens com a mesma obra, não se trata do mesmo arquivo, ou seja, cada um deles é único. 

E este mercado está trabalhando com valores bem altos. Recentemente, uma obra do artista digital Beeple foi arrematada pela bagatela de US$ 69,3 milhões em um leilão online. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!