Quando apareceu pela primeira vez no Universo Cinematográfico Marvel, Helmut Zemo conseguiu o grande feito de causar um conflito interno e separar os Vingadores em ‘Capitão América: Guerra Civil’. Agora, como o vilão Barão Zemo, ele está de volta para causar problemas para o ‘Falcão e o Soldado Invernal’, nova série do Disney+ que estreia nesta sexta-feira (19).

Ainda não sabemos quais são seus planos dessa vez, mas os quadrinhos têm várias décadas de histórias sobre o Barão Zemo para o Universo Marvel se basear. O vilão já foi agente das organização Hidra, um Mestre do Terror, um thunderbolt e, inclusive, herói. Gênio tático e adversário implacável do Capitão América, saiba mais abaixo sobre quem é o personagem para se preparar para a série ‘Falcão e o Soldado Invernal’:

Origem e primeira aparição

É importante ressaltar que tivemos mais de uma versão do Barão Zemo. O título é passado de pai para filho desde o século XV e o primeiro grande detentor do manto foi Heinrich Zemo, que foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e teve sua estreia nas páginados de ‘Avengers #4’.

publicidade

Nos quadrinhos, o “primeiro Zemo” lutou ao lado da Hidra e foi um dos maiores cientistas do Partido Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Inteligente e sádico, o vilão foi responsável por criar muitas armas de destruição em massa para o exército de Adolf Hitler e enfrentou o Capitão América várias vezes, sendo o responsável por “matar” Bucky Barnes e pelo congelamento de Steve Rogers por décadas. Coube aos Vingadores o encontrarem e o reviverem, vinte anos fora de seu próprio tempo.

Primeiro Barão Zemo foi responsável por “matar” Bucky Barnes e pelo congelamento de Steve Roger nas HQs da Marvel. Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Primeira versão do vilão foi responsável por “matar” Bucky Barnes e pelo congelamento de Steve Roger nas HQs da Marvel. Imagem: Marvel Comics/Divulgação

Heinrich Zemo: a máscara e a queda

Heinrich Zemo foi um nobre descendente de uma família rica germânica e foi agraciado com o título de 12º Barão Zemo. Além da grande participação nos bastidores da Segunda Guerra Mundial e da aliança com a Hidra e Adolf Hitler, além do relacionamento parceiro-rival com Caveira Vermelha, o vilão tinha uma esposa e filho: Hilda e Helmut.

Em um dos confrontos com o Capitão América, o herói jogou seu escudo em um tanque de vidro que continha “Composto X” – uma arma científica tão forte que nenhum procedimento médico na época poderia remover, dissolver ou curar.

Zemo estava parado ao lado do objeto e, quando o escudo se chocou contra o tanque, o contéudo foi derramado e se espalhou por toda a cabeça e rosto de Heinrich, prendendo de forma permanente a máscara à pele do vilão. Apesar de ter mantida os sentidos e a habilidade de respirar, ele não conseguia mais comer normalmente e teve que ser alimentado por via intravenosa. O ocorrido deixou o cientista nazista louco, algo que afetou o relacionamento com sua família.

Heinrich como Barão Zemo nos quadrinhos da Marvel. Imagem: Marvel Comics/Divulgação
Heinrich como Barão Zemo nos quadrinhos da Marvel. Imagem: Marvel Comics/Divulgação

Após acreditar que havia matado Steve Rogers, Zemo abandona esposa e filho para anos de exílio na América do Sul. Ao descobrir que o herói reviveu do congelamento, seu ódio foi renovado para uma batalha final.

Durante o confronto, Capitão América cega Barão Zemo, que neste momento possuía o poder de disparar raios solares pelos olhos. O vilão morre em combate e, por respeito, é enterrado pelo próprio “Sentinela da Liberdade”.

Helmut Zemo e a passagem de manto

13º barão da família, Helmut Zemo soube da morte de seu pai e elaborou um plano para se vingar do Capitão América. Inicialmente adotando o codinome “Fênix”, ele acusou Steve Rogers pela morte de Heinrich e o confrontou em uma luta. Ao fim, o filho de Heinrich acabou caindo em um tonel incandescente do “Composto X”, o que acabou deixando-o desfigurado tal qual o pai.

Leia mais:

Anos depois, Helmut assumiu o legado de sua família e adota o alterego Barão Zemo. Aliado a outros inimigos de Steve Rogers, o vilão teve vários embates com o herói e seus companheiros, tais como as várias versões da equipe dos Vingadores e, claro, o ‘Falcão e o Soldado Invernal’.

Barão Zemo encontra o Falcão e o Soldado Invernal na edição nº2 de 'Falcon & Winter Soldier', publicada em março de 2020 Imagem: Marvel Comics/Reprodução
Barão Zemo encontra o Falcão e o Soldado Invernal na edição nº2 de ‘Falcon & Winter Soldier’, publicada em março de 2020 Imagem: Marvel Comics/Reprodução

‘Mestres do Terror’ e ‘Thunderbolts’

Helmut como Barão Zemo foi responsável pela criação de duas icônicas equipes de vilões dos HQs da Marvel: os Thunderbolts e os Mestres do Terror.

Vendo que não conseguiria deter o Capitão América junto aos Vingadores, o vilão teve a ideia de montar sua própria equipe de super-humanos dedicados a combater os heróis. Para isso, ele buscou nomes como Cavaleiro Negro, Blecaute, Tubarão Tigre e Gárgula Cinzenta.

Unidos, os super-vilões quase derrotaram os heróis no arco de histórias ‘Sob Ataque’ e em outras oportunidades. Os Mestres do Terror, assim como os Vingadores e outras equipes dos quadrinhos, teve várias versões com diversos outros integrantes.

Barão Zemo lidera o grupo de super-vilões Mestres do Terror, em 'Avengers #273', publicada em novembro de 1983. Imagem: Marvel Comics/Reprodução
Barão Zemo lidera o grupo de super-vilões Mestres do Terror, em ‘Avengers #273’, publicada em novembro de 1983. Imagem: Marvel Comics/Reprodução

Após a saga ‘Massacre Marvel’, os Vingadores e o Quarteto Fantástico foram dados como mortos. Com isso, o Barão Zemo viu outra forma de se erguer em meio ao caos deixado no mundo dos heróis. Então, os Mestres do Terror passaram a se chamar Thunderbolts. A nova premissa da equipe era simples: com novas identidades para não serem descobertos pela mídia, os vilões se passavam por heróis, substituindo os “Heróis Mais Poderosos da Terra”.

Durante a saga, o próprio Helmut deixou de lado os trajes e o codinome Barão Zemo, adotando o título de “Cidadão V”, em homenagem a um herói americano que seu pai, Heinrich, havia matado na Segunda Guerra Mundial.

Embora o grupo de vilões tenha conseguido o amor e ódio dos fãs, os Thunderbolts consequentemente evoluíram para uma equipe real de heróis, lutando pela justiça.

Poderes e habilidades

Daniel Brühl como Helmut Zemo em 'Falcão e o Soldado Invernal' (2021). Imagem: Marvel Studios/Divulgação
Daniel Brühl como Helmut Zemo em ‘Falcão e o Soldado Invernal’ (2021). Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Ambas as versões do Barão Zemo possuem poderes e habilidades muito similares. Tanto pai quanto filho não têm poderes sobre-humanos ou habilidades especiais de chamar atenção, mas compensam por treinamento de combate armado e desarmado, além de inteligência acima da média.

Por conta do “Composto X”, Zemo possui um envelhecimento muito desacelerado devido aos efeitos da substância, que também lhe garantem vigor e vitalidade equivalentes às suas idades aparentes.

Além de cientista, Heinrich era um combatente mestre, habilidade herdada por Helmut, que além de ter sido treinado em combate com espadas e lutas armadas, é um conhecido mestre do disfarce.

Universo Marvel, ‘Guerra Civil’ e ‘Falcão e o Soldado Invernal’

Daniel Brühl como Helmut Zemo em 'Capitão América: Guerra Civil' (2016). Imagem: Marvel Studios/Divulgação
Daniel Brühl como Helmut Zemo em ‘Capitão América: Guerra Civil’ (2016). Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Barão Zemo fez sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel em 2016, no filme ‘Capitão América: Guerra Civil’. Na produção, o ator Daniel Brühl (‘Bastardos Inglórios’, ‘The Alienist’) interpretou Helmut Zemo e foi o responsável por um plano macabro e genial para rachar a equipe dos Vingadores.

E nesta sexta-feira (19), Brühl retornará ao personagem em ‘Falcão e o Soldado Invernal’, segunda série da Marvel Studios no serviço de streaming Disney+. A trama mostrará Sam Wilson (Anthony Mackie) e Bucky Barnes (Sebastian Stan) após os eventos de ‘Vingadores: Ultimato’.

Além dos filmes e da série, Barão Zemo já marcou presença em várias animações da Marvel ao longo do tempo, como ‘Ultimate Spider-Man‘ e ‘Avengers Assemble‘. No mundo dos games, o vilão apareceu pouco, mas já deu as caras em ‘Man/X-O Manowar in Heavy Metal’ e no jogo mobile ‘Marvel’s Avengers Academy’.

Fonte: Marvel.com e Marvel Fandom

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Experimente grátis o Disney+. Clique aqui e Assine agora!