Nesta quarta-feira (11), a Amazon iniciou as vendas do novo Echo Show 10 no Brasil. Com preço estipulado em R$ 1.899, o dispositivo compatível com a assistente virtual Alexa traz uma tela de alta definição (1280 x 800 pixels) com 10,1 polegadas de tamanho que pode se movimentar sozinha.

Esse é um dos principais destaques do Echo Show 10. O movimento automático pode acontecer para a esquerda ou direita, embora a tela seja ajustável para cima ou baixo manualmente. Além dela, existem dois tweeters (de 1″ e 5W por canal) com direcionamento frontal e um woofer (de 3″ e 35W), que aprimoram a experiência de som com o produto.

Para fazer com que a tela siga o movimento do usuário, basta acionar a Alexa ou dizer frases como “Alexa, me siga”, “Alexa, vire à direita/esquerda”. Também é possível pedir para que ela pare de seguir, ou para desligar o movimento.

Novas funções permitem ao Echo Show 10 ser utilizado como uma espécie de câmera de segurança. Imagem: Amazon/Divulgação

Ter um dispositivo com uma câmera que se movimenta sozinho no interior da casa, de fato, pode gerar algum tipo de preocupação em relação à privacidade. A Amazon destaca, porém, que o processamento de movimento da tela acontece no dispositivo, e que nenhuma imagem ou vídeo é enviado para a nuvem.

publicidade

Disponível na cor preta, o Echo Show 10 traz uma câmera na frontal com 13 MP de resolução. Ela pode ser usada para realizar chamadas de vídeos com outras pessoas que possuam o aplicativo Alexa instalado ou algum Amazon Echo compatível.

Amazon Echo Show 10.
Comandos como “Alexa, quero assistir The Office” iniciam a reprodução de séries, filmes ou músicas no Echo Show 10. Imagem: Amazon/Divulgação

A câmera, assim como nos modelos Echo Show 5 e 8, traz uma tampa física que impede a visualização. O dispositivo traz, também, um botão físico para desativar os microfones – são quatro no total. Os outros dois botões são para ajustar o volume.

O Echo Show 10 também pode usar a câmera para monitorar o ambiente residencial. Basta abrir o aplicativo Alexa no celular, disponível para Android e iOS, e iniciar a visualização – que permite ajustar o ângulo da câmera. A função também pode ser utilizada com outros dispositivos Echo Show.

Alexa ganhando corpo

No interior do dispositivo, há o processador principal MediaTek 8183 e o coprocessador Amazon AZ1 Neural Edge, que permite realizar atividades e funções diretamente do Echo Show 10.

O Echo Show 10, com ajuda da Alexa, pode configurar e controlar dispositivos inteligentes da casa, informar sobre calendários e compromissos, além de ser uma central de entretenimento. Por exemplo, é possível assistir a séries ou filmes do Prime Video ou da Netflix, além de ouvir músicas do Spotify, Amazon Music ou Apple Music.

Amazon Echo Show 10 pode movimentar sua tela automaticamente para os lados, e manualmente para cima ou baixo.
Amazon Echo Show 10 é compatível com as skills da Alexa e sua tela pode ser configurada com fotos do Amazon Photos ou Facebook. Imagem: Amazon/Divulgação

A Amazon cita que o Echo Show 10 pode ser ideal em ambientes como na cozinha, e o principal destaque também fica para a tela que gira sozinha. Assim, o usuário consegue tentar receitas enquanto se movimenta pelo ambiente. Ele também pode ser um bom auxiliar de produtividade graças ao apoio visual.