Um estudo realizado pela empresa de segurança pCloud mostra quais os apps mais invasivos no iOS, considerando a coleta de dados pessoais dos usuários e seu compartilhamento com terceiros, ou uso para benefício próprio.

A informação é baseada em novos rótulos de privacidade que a Apple passou a exigir em todos os apps listados na App Store desde o início de dezembro. Ao utilizar um app como, digamos, o Facebook, o usuário concorda implicitamente com a coleta de dados pessoais.

Aviso de privacidade em um app da App Store.
Aviso de privacidade de um app na App Store. Imagem: App Store/Reprodução

E, para os anunciantes, com quem esses dados são frequentemente compartilhados, tudo pode ser valioso. Incluindo histórico de navegação, data de nascimento, localização, detalhes bancários (ex: em quais bancos o usuário tem conta e qual mais usa), contatos e até o nível de atividade física.

De acordo com o estudo, o app que mais compartilha dados dos usuários com terceiros é o Instagram, que entrega 79% das informações coletadas. Em segundo lugar vem o Facebook, com 57%, seguido pelo LinkedIn e Uber Eats (50%) e Trainline (43%).

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Ranking dos apps que mais compartilham dados com terceiros
Ranking dos apps que mais compartilham dados com terceiros. Imagem: pCloud/Divulgação

Quando se trata de apps usando os dados coletados em benefício próprio, como para exibir seus anúncios em outras plataformas, ou promover compras dentro do app (IAP, In-App-Purchases), as posições se invertem: o Facebook lidera, mas está praticamente empatado com o Instagram.

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Como os apps usam dados coletados

O Facebook usa 86% dos dados coletados em benefício próprio, incluindo de compras, localização, informações de contato, lista de contatos, conteúdo produzido, históricos de busca e navegação, identificadores, dados de uso e diagnóstico, informações financeiras e “outros dados”. 

Ranking dos apps que mais usam seus dados pessoais em benefício próprio
Ranking dos apps que mais usam seus dados pessoais em benefício próprio. Imagem: pCloud/Divulgação

O Instagram também usa 86% dos dados. Ele não coleta informações de diagnóstico e “outros dados” como o Facebook, mas coleta “informações sensíveis” e dados sobre “saúde e forma física”, além de todo o resto.

O estudo da pCloud também aponta apps que não coletam dados pessoais, ou seja, aqueles que, do ponto de vista da privacidade, mais protegem seus usuários. Na lista estão o Signal, Clubhouse, Netflix, Microsoft Teams, Google Classroom, Shazam, Skype, Telegram, Zoom, Buzzfeed, Discord e outros.

Fonte: pCloud