A Nasa irá testar nesta quinta-feira (16) um núcleo central do Space Launch System (SLS), foguete que irá levar astronautas à Lua nas missões do programa Artemis. O teste será realizado no Centro Espacial Stennis, no Mississippi, durante uma janela de duas horas a partir das 16h45 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Olhar Digital.

Assista pelo nosso YouTube:

O teste “a quente” (Hot Fire) é chamado de “Green Run”, porque é a primeira vez que um hardware não testado (“verde”, daí o Green) é colocado para funcionar. Os quatro propulsores principais do SLS serão acionados durante oito minutos, tempo que seria necessário em uma missão real para colocar uma espaçonave em órbita.

Entretanto, o foguete não irá decolar, já que está firmemente ancorado a uma plataforma de testes e telemetria. Se o teste de hoje for bem-sucedido, um novo teste será realizado em novembro deste ano, quando o foguete lançará uma cápsula não-tripulada ao redor da Lua na missão Artemis I.

publicidade

Leia também!

Teste anterior do SLS foi interrompido antes do final

O primeiro teste do estágio central do SLS, em 18 de janeiro, foi interrompido aos 67 segundos. Segundo a Nasa o desligamento foi causado não por uma falha mecânica, mas por “parâmetros de teste propositalmente conservadores, que foram definidos para garantir a segurança do núcleo do foguete durante o teste”.

Os parâmetros em questão são relacionados ao sistema hidráulico, que move os propulsores para mudar a direção do foguete durante o voo. A agência garante que se o mesmo problema ocorresse durante uma missão real, o SLS seria capaz de completá-la sem problemas.

Durante o teste o foguete também registrou um erro conhecido como “Major Component Failure” (MCF, Falha em Componente Principal) que ocorreu 1,5 segundos após o acionamento dos motores. Mas segundo oficiais da Nasa, este erro não contribuiu para o desligamento e pode ser apenas uma falha de instrumentação no motor número 4.

Apesar da falha em um dos motores, a Nasa classificou o teste como relativamente positivo. “O teste de sábado foi um passo importante para garantir que o estágio central do foguete SLS esteja pronto para a missão Artemis I e para transportar a tripulação em missões futuras. […] a equipe trabalhou com sucesso durante a contagem regressiva, acendeu os motores e obteve dados valiosos”, explicou Jim Bridenstine, administrador da Nasa na época.

Fonte: @Nasa