Por meio de seu braço de impacto social C6 Institute, o C6 Bank deu início a uma nova edição do seu ‘Programa C6 App Inventor’. O projeto tem o objetivo de alcançar jovens em situação de vulnerabilidade social no país e inseri-los no mercado da programação.

O curso visa ensiná-los a criar aplicativos usando como principal ferramenta o MIT App Inventor, aplicação de código aberto criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).  

publicidade

A companhia, que tem a educação tecnológica como uma de suas principais causas, elaborou aulas voltadas para estudantes de 14 a 21 anos que fazem parte de ONGs e projetos como Recode, Ser Mulher em Tech e Afesu. O ambiente de programação é baseado em blocos de ferramentas, como uma espécie de lego virtual, e não exige conhecimento prévio de software para desenvolvê-lo.

C6 Bank ensina jovens criar apps. Imagem: Shutterstock
C6 Bank ensina jovens a criarem aplicativos. Imagem: Shutterstock

Aulas online

Serão nove aulas online e, além de aprender a usar o MIT App Inventor, os jovens vão adquirir conhecimento em design thinking, técnica que ajuda no desenvolvimento da ideia por trás do aplicativo e na resolução de problemas.

publicidade

Ao fim do programa, em abril, a turma de 33 estudantes apresentará os apps desenvolvidos durante o curso.

“O objetivo do C6 Bank é dar aos jovens a chance de sair da condição exclusiva de consumidores de tecnologia para assumir o papel de criadores de tecnologia”, afirma Alexandra Pain, head de marketing e impacto social do banco.

publicidade

Em 2020, em uma parceria com o MIT, o C6 Bank treinou 60 pessoas para usar a ferramenta App Inventor no Brasil, sendo a maioria de professores de escolas públicas ou ONGs.

Nesta edição, o banco decidiu direcionar o ensino diretamente aos jovens, usuários finais do software. O MIT App Inventor tem mais de 400 mil usuários ativos e já deu origem a milhões de aplicativos no mundo. Entre eles, priorizando a inclusão social, um programa que ajuda deficientes visuais a conhecer o ambiente da escola (o Hello Navi).

publicidade

Leia mais!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!