O rover Perseverance, que nesta sexta-feira (19) completa um mês em Marte, capturou recentemente os sons de um “passeio” pela superfície do planeta. A gravação foi feita durante um percurso de cerca de 30 metros, percorrido em 7 de março.

Duas versões da gravação foram liberadas pela Nasa. Uma com 16 minutos do áudio “bruto” e outra editada, com 90 segundos, condensada e com os sons processados para mais clareza. Ouça:

“Se eu ouvisse esses sons enquanto dirijo o meu carro, pararia no acostamento e chamaria um guincho”, diz Dave Gruel, engenheiro da Nasa. “Mas se você considerar o que você está ouvindo e onde eles foram gravados, eles fazem total sentido”.

A gravação foi feita por um microfone comum instalado no Perseverance para que o público pudesse ouvir os sons durante o procedimento de entrada, descida e pouso (EDL, Entry, Descent and Landing) no planeta, que continua operacional.

publicidade

Um segundo microfone, instalado em um módulo chamado SuperCam no braço robótico, gravou recentemente o som dos disparos de um laser. E no, fim de fevereiro, uma gravação do som dos ventos marcianos foi incorporada a uma música, a primeira com sons de outro planeta.

Os 30 dias do Perseverance em Marte

Os primeiros 30 dias (terrestres) do Perseverance na superfície de Marte foram marcados por uma série de testes, projetados para verificar a integridade de todos os seus sistemas e componentes antes que a exploração científica possa começar.

Apesar do cronograma detalhado, também houve momentos de surpresa. Nesta quarta-feira (17), a Nasa divulgou imagens de um redemoinho em Marte, capturadas por acidente quando ele passou no horizonte enquanto o robô fotografava o terreno.

Redemoinhos em Marte não são raros, mas não é comum uma câmera estar no local certo, no momento exato, para registrar o fenômeno. 

O próximo grande passo na missão do Perseverance é o teste do helicóptero Ingenuity. A Nasa já escolheu o local da decolagem e anunciará mais detalhes em uma coletiva de imprensa em 23 de março. Serão ao todo cinco voos autônomos, que terão de ser realizados em um período de 30 dias, com 90 segundos de duração cada.

Via: The Next Web

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!