Encontrar uma maneira para manter a sanidade mental durante a pandemia de coronavírus não tem sido tarefa fácil. No entanto, uma das alternativas que tem se popularizado no mundo todo é a meditação. Não à toa, as buscas pelos termos meditação e mindfulness (atenção plena, em português) no Google cresceram 4.000% no ano passado em relação a 2019.

E não é para menos. Além de reduzir os níveis de estresse e ansiedade, o ato de meditar pode melhorar a noite de sono e prover um maior rendimento nas tarefas diárias — essencial em tempos de regime home office.

Como muitas pessoas não têm conhecimento da atividade, a meditação guiada pode ser uma boa alternativa. Basicamente, o indivíduo deverá seguir as orientações por áudio para que o exercício seja feito da maneira correta. Deste modo, qualquer um torna-se apto para fazer a atividade dentro de casa e sem a necessidade da presença física de um instrutor.

Abaixo seguem oito aplicativos gratuitos de meditação guiada que podem ser essenciais durante a quarentena.

publicidade

1. Sattva

Aplicativo Sattva, de meditação

O app é uma boa alternativa para os iniciantes que querem começar a meditar. A ferramenta conta com um timer para medir o tempo de cada sessão e com monitoramento da frequência cardíaca.

O diferencial fica por conta de um recurso para que o usuário registre seu humor antes e depois da atividade, o que possibilita observar a eficácia da meditação para cada indivíduo.

O Sattva está disponível para dispositivos Android e iOS.

2. Insight Time

Screenshots do app Insight Time

Com mais de nove mil meditações guiadas em áudio, o Insight Time adapta-se às necessidades do usuário. Deseja melhorar o sono? Tem. Quer acordar mais disposto? Tem também.

Disponível na Play Store e App Store, o aplicativo ainda permite interagir com outros usuários.

3. Medite.se

Screenshots do app Medite.se

Disponível tanto para Android quanto para iOS, o Medite.se oferece diversas meditações guiadas. E o melhor: totalmente em português.

Outro recurso interessante é a possibilidade de baixar os áudios. Isso permite a prática da atividade sem a necessidade de uma conexão com a internet.

4. Aura

Screenshots do aplicativo de meditação Aura

O app é altamente recomendado para os usuários que optarem por um guia personalizado. Tanto que é necessário responder um questionário sobre sua rotina e sobre os níveis de estresse e ansiedade para que a ferramenta apresente práticas direcionadas de acordo com os objetivos.

Ele pode ser baixado tanto em smartphones iOS quanto em dispositivos Android. Também é possível assinar um serviço de coaching pessoal para aprimorar os exercícios.

Leia mais:

5. 5 Minutos

Screenshots do app 5 minutos

Quer meditar, mas tem uma rotina agitada? Baixe o 5 Minutos. O app tem a premissa de fazer o usuário parar por apenas cinco minutos para melhorar o seu humor — inclusive, é possível agendar as sessões.

Todo o processo é feito por meio de uma trilha relaxante e com instruções para otimizar a postura e a respiração. A ferramenta pode ser baixada no Android e iOS.

6. Mindbliss

Aplicativo Mindbliss para meditação

Ainda no campo de “meditações rápidas”, o Mindbliss torna-se uma ótima opção. No entanto, o app também conta com exercícios longos, que podem durar de cinco a nove dias.

Disponível para Android e iOS, o Mindbliss ajuda a melhorar a respiração, conta com sons em 3D e dispõe até de hipnoterapia. Interessante, não?

7. Relax Meditation: Sleep Sounds

Screenshots do app Relax Meditation: Sleep Sounds

Além de contar com aulas de respiração, postura e autoconhecimento, o app dispõe de mais de 200 sons relaxantes (como barulhos de chuva, som ambiente de florestas, canto dos pássaros, entre outros).

O app também está disponível nos sistemas operacionais da Apple e do Google.

8. Smilling Mind

Funcionalidades do app Smilling Mind

Disponível em dispositivos iOS e Android, a ferramenta foca no mindfulness, que aborda a atenção plena. Mas todo o roteiro é criado com base no perfil de cada usuário.

O interessante é que o app conta com meditações para crianças a partir dos sete anos. Ou seja, o domingo do piquenique no parque pode ser substituído por uma sessão de meditação na sala de estar.

9. Ferramenta Meditação Momento

Screenshots do app Ferramenta Meditação Momento

Último da lista, o app, disponível apenas em dispositivos Android, é bem abrangente. Isso porque é recomendado tanto para iniciantes quanto para pessoas que possuem experiência na meditação.

A ferramenta disponibiliza mantras budistas e indianos, que podem ser baixados para uso no modo offline.

Fonte: Minha Vida