A novela sobre a atualização da política de privacidade do WhatsApp ganhou um novo capítulo. Nesta sexta-feira (19), o governo indiano alegou que a mudança planejada pelo mensageiro viola suas leis em vários aspectos.

O governo federal pediu ao Supremo Tribunal de Delhi que o aplicativo seja impedido de lançar os seus novos termos de uso no país, região que corresponde ao maior número de usuários do serviço.

A ação movida pelo governo declara que o aplicativo é “usado por bilhões de pessoas em todo o mundo”, e uma grande fatia de usuários depende do serviço em seu cotidiano. O processo indica que quando a alteração entrar em vigor, os dados confidenciais dos usuários podem ser utilizados indevidamente por terceiros.

As autoridades ainda apontam que o WhatsApp não foi capaz de acalmar os ânimos do governo local, que já levantou algumas questões sobre essa atualização de privacidade, planejada de início para ser implementada em janeiro.

publicidade

Mudança entra em vigor em breve

Whatsapp
Decisão do WhatsApp gerou a migração de milhões de usuários. Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock

Usado por mais de 2 bilhões de usuários, o WhatsApp declarou que a alteração está prevista para entrar em vigor em maio. Um dos pontos cita o compartilhamento de parte dos dados pessoais dos usuários, como número de telefone e localização, com o Facebook.

Em um alerta emitido pelo aplicativo em janeiro, o mensageiro pede o consentimento dos usuários sobre a polêmica mudança, o que de imediato gerou uma forte reação negativa, com milhões migrando para serviços concorrentes como o Signal e o Telegram.

A posição contrária do governo indiano e o processo judicial são mais “pedras no sapato” do aplicativo de mensagens instantâneas, que disse que dará o prazo adicional de três meses para que todos revisem sua nova política antes de efetuar o bloqueio de uso do serviço. De acordo com o portal TechCrunch, o WhatsApp não quis comentar o caso.

Fonte: TechCrunch