Categoras: Pro

Didi Chuxing planeja ‘maior IPO do mundo’ acima dos US$ 62 bilhões

Dona do aplicativo brasileiro de transporte individual 99 e responsável por desbancar o serviço da Uber na China, a Didi Chuxing Technology Co. se prepara para dar um passo importante rumo à expansão de sua companhia. Isso porque a empresa chinesa planeja um mega IPO (abertura de capital) na bolsa de valores de Hong Kong já no próximo trimestre deste ano. Segundo a Bloomberg, os valores ultrapassariam a faixa dos US$ 62 bilhões.

De acordo com as fontes ouvidas sob condição de anonimato, a movimentação para o IPO da Didi Chuxing ainda está em fases iniciais. A listagem dos papeis da empresa era estudada para acontecer no fim de 2021, mas a boa gestão da China diante da pandemia do coronavírus fez com que a empresa considerasse uma antecipação da abertura de capital já para o primeiro semestre deste ano.

Se concretizado, o IPO da Didi Chuxing poderá ultrapassar os valores da Ant Group (avaliado em US$ 32 bilhões) e tornar-se a maior abertura de capital do mundo.

O montante recolhido deverá ser redirecionado para expandir o comércio online da empresa e para um “financiamento pesado” na Europa, atualmente dominada pelos serviços da Uber.

Papeis da Didi Chuxing deverão ser negociados na bolsa de valores de Hong Kong. Foto: zhu difeng/Shutterstock

Leia mais:

Cereja do bolo?

Uma abertura de capital da Didi Chuxing seria uma grande reviravolta da empresa, que enfrentou situações conturbadas nos últimos anos.

Em 2018, dois assassinatos cometidos por motoristas da companhia provocaram a abertura de uma investigação regulatória sobre a capacidade da Didi Chuxing de fornecer segurança ao grande número de usuários na China.

Além disso, órgãos antitruste chineses têm apertado o cerco contra a empresa, acusada de práticas monopolistas. Isso sem contar o fato de que, como a maioria das empresas do mundo todo, a Didi Chuxing também foi afetada pela pandemia de coronavírus que teve início no ano passado.

Ainda assim, a companhia apresenta ótimos resultados, inclusive, melhores do que as receitas anteriores à pandemia. Isso significa que o atual momento pode ser a melhor oportunidade para a empresa chinesa expandir suas operações e alcançar notoriedade no serviço de transporte individual de passageiros em regiões fora da China.

Fonte: Bloomberg

Esta post foi modificado pela última vez em 22 de março de 2021 16:37

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Igor Shimabukuro