O desenvolvimento do Android 12 continua a todo vapor. Lançada na última quarta-feira (17), a segunda prévia para desenvolvedores (DP2, Developer Preview 2) traz principalmente pequenas mudanças na interface, mas há alguns recursos que podem ter maior impacto na forma como você usa o aparelho.

Antes de conhecê-los, vale reforçar que o Android 12 DP2 ainda é uma prévia do sistema. Isso significa que você irá encontrar comportamentos estranhos, recursos inacabados e possível instabilidade, que não o tornam adequado para o uso no dia-a-dia.

publicidade

Esta versão foi criada para que desenvolvedores possam conhecer as novidades no sistema e preparar seus aplicativos antes do lançamento ao público, que deve acontecer em setembro.

Leia mais:

publicidade

O sistema só deve ficar mais estável com o lançamento da primeira versão beta, programado para maio. Até lá, a não ser que você seja um desenvolvedor, recomendamos esperar. O Android 12 DP2 está disponível para os seguintes smartphones:

Painel para games

A equipe do site 9to5Google encontrou um painel (dashboard) com recursos específicos para gamers. Atualmente, o “Game Dashboard” tem atalhos para tirar um screenshot, começar a gravação da tela e mostrar um contador de quadros por segundo (FPS).

publicidade
Game Dashboard no Android 12 DP2.
Game Dashboard no Android 12. Imagem: 9to5Google

Além disso, há duas grandes áreas onde podem ser colocados atalhos para funções específicas dentro de apps. Atualmente a área da esquerda está vazia, e a da direita abre o app do YouTube já pronto para iniciar uma transmissão ao vivo (live stream) de uma partida.

Multitarefa simplificada

Já o editor executivo do XDA Developers, Mishaal Raman, encontrou uma “barra de tarefas” no Pixel Launcher que permite alternar mais facilmente entre apps recentes. Isso pode auxiliar quem pretende usar um tablet Android como um substituto para um notebook.

publicidade

Algo similar existe no DeX, a interface dekstop para o Android em aparelhos da Samsung. Segundo Raman, o recurso só aparece quando o sistema está rodando em dispositivos com telas grandes, como tablets e dobráveis.

Amigos em destaque no Android 12

Outro recurso do Android 12 DP2 é o “People Space”, um widget que destaca interações com seus amigos, como mensagens não lidas, avisa sobre aniversários próximos e te lembra de amigos com quem você não conversa há tempo. 

Widget "People Space" ainda está incompleto no Android 12 DP2
Widget “People Space” ainda está incompleto no Android 12 DP2. Imagem: 9to5Google

Segundo o 9to5Google, o recurso ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. A versão no DP2 não traz muito mais do que um lembrete de há quanto tempo você não conversa com um contato selecionado. Muita coisa pode mudar até o lançamento do Android 12.

Rotação com detecção de face

Este recurso do Android 12 e útil para quem gosta de usar o smartphone deitado. Atualmente, a rotação automática da tela é feita com base em sensores (acelerômetros) integrados ao celular. Mas dependendo da posição em que você se deita, pode acontecer destes sensores rotacionarem a tela sem que você queira.

Segundo o XDA Developers, o novo recurso usará a câmera frontal do smartphone para detectar a posição do rosto do usuário e ajustará a orientação da tela de acordo. A opção fica na seção Tela nas configurações do aparelho, em “Auto-rotate screen”. 

Cronograma de desenvolvimento do Android 12
Cronograma de desenvolvimento do Android 12. Imagem: Google

De acordo com o cronograma de desenvolvimento, o Google lançará mais uma prévia do Android 13 (DP3) em abril. Depois haverá quatro versões Beta, em maio, junho, julho e agosto, seguidas da versão final em algum momento de setembro.