“Alexa, imite o Faustão!”. Essa é apenas uma das mais de 1,4 mil skills (habilidades, em português) da Alexa desde que a assistente de voz da Amazon ganhou sua versão no idioma nativo do Brasil, em outubro de 2019. Elas possibilitam que o dispositivo leia as principais notícias do dia para o seu usuário, envie mensagens para um determinado contato ou mesmo feche o portão da garagem caso o sistema inteligente seja integrado.

Enquanto no clássico filme “Matrix” os CDs de computador eram responsáveis por “instalar” automaticamente novas habilidades (como a capacidade pular prédios ou de aprender uma nova modalidade de luta) na realidade virtual, com a Alexa, basta que o usuário baixe as skills desejadas para que a inteligência artificial do dispositivo incorpore as habilidades de maneira instantânea.

O único pré-requisito é ter uma conta na Amazon, já que o processo pode ser feito tanto pelo smartphone quanto pelo computador. Abaixo segue o passo a passo de como instalar novas skills na Alexa para tornar as tarefas do cotidiano muito mais práticas — e divertidas.

Instalar novas skills na Alexa pelo smartphone

Com o aplicativo da Alexa aberto em seu smartphone, toque no menu de três linhas (botão “Mais”), localizado no canto inferior direito da tela.

publicidade
Página inicial do aplicativo da Alexa

Vá em “Skills e jogos”.

Seção "Skills e jogos" do app da Alexa

O aplicativo vai te redirecionar para uma espécie de “loja de skills” da Alexa. É possível navegar pela aba “Descobrir” ou mesmo procurar alguma habilidade específica na seção “Categorias”. Explore à vontade.

"Loja" de habilidades da Alexa

Ao clicar em alguma skill, serão exibidos os comandos para ativar a habilidade, bem como a descrição da funcionalidade, avaliações de outros usuários, links para a política de privacidade do desenvolvedor e termos de uso da aplicação. Caso deseje instalar a skill na Alexa, basta tocar em “Ativar para uso”.

Como ativar skills na Alexa

Pronto! A sua Alexa vai estar preparada para executar a nova habilidade.

Leia mais:

Instalar novas skills na Alexa pelo computador

O acesso para a página de skills da Alexa na Amazon pode ser feita por meio deste link. Entre e faça o login em sua conta da Amazon. Todas as categorias estão na barra lateral, localizada no canto esquerdo da tela. Se preferir, é possível procurar pelo campo de busca do site.

Site da Amazon com skills da Alexa

Após localizar a habilidade desejada, basta clicar em “Ativar” para instalar a skill.

Escolhendo a habilidade

Dica de ouro: também é possível instalar novas skills por comando de voz, mas será necessário saber o nome da habilidade. Basta dizer “Alexa, habilitar ‘nome da skill'” para que a assistente aprenda uma nova aplicação. Caso não saiba o que instalar, peça para a Alexa sugerir skills recomendáveis.