A iniciativa Hidden Palace de preservação de consoles e jogos antigos está divulgando 752 versões beta de jogos famosos da era do PlayStation 2 (PS2). A ação é parte do chamado “Project Deluge” (“Projeto Dilúvio”, na tradução literal) e vem sendo liberada de forma gradual no site oficial da organização.

As versões apresentadas são dos mais variados tipos, indo desde versões de demonstração exibidas em feiras como a E3, até protótipos primários que nunca viram a luz do dia. Um exemplo interessante é o do vídeo abaixo, um beta de ‘Shadow of the Colossus’, o clássico dirigido por Fumito Ueda (o mesmo de ‘The Last Guardian‘) e desenvolvido pelos estúdios Team Ico:

publicidade

Leia mais

Outros nomes que aparecem na divulgação listada incluem ‘God of War’, ‘Katamari Damacy’, ‘Ratchet and Clank’, ‘Okami’ e ‘Beyond Good and Evil’. Todos eles, em versões diferenciadas em relação ao que os fãs da cultura gamer em meados de 2000 puderam comprar nas lojas.

O aspecto mais interessante disso, porém, é o fato de que, segundo o pessoal da Hidden Palace, todas essas versões são jogáveis em um ou outro grau, acessíveis por meio de emuladores dedicados ao antigo console, o que pode trazer uma nova ótica sobre clássicos dos videogames.

O PlayStation 2 é, até hoje, detentor do recorde de console mais vendido da história: entre o seu lançamento em março de 2000 até a Sony parar de divulgar seus números em março de 2012, o aparelho havia vendido mais de 155 milhões de unidades, dominando por completo uma geração que também viu a chegada do GameCube (Nintendo), Dreamcast (o último console da Sega) e o primeiro Xbox (Microsoft).

A equipe da Hidden Palace não disse quando pretende divulgar mais materiais da lista de aquisições, mas prometeu que um novo pacote deve “chegar logo”.

Fonte: Project Deluge, via Hidden Palace