A chegada do novo coronavírus aos quatro cantos do mundo, em 2020, mexeu com a indústria de eventos de tecnologia: a maioria deles foi cancelada. O F8, conferência anual de desenvolvedores do Facebook, não foi exceção: estava programado para ocorrer presencialmente em 5 e 6 de maio de 2020, em San Jose, na Califórnia, mas acabou suspenso.

Em seu lugar, a empresa fez eventos locais, vídeos com conteúdo relacionado aos anúncios e streamings ao vivo. “É importante para nós organizar um evento inclusivo e não parecia certo ter o F8 sem a presença de nossos desenvolvedores internacionais”, disse à época Konstantinos Papamiltiadis, vice-presidente de Parcerias de Plataformas do Facebook.

publicidade

Todo mundo esperava que, em 2021, o novo coronavírus já teria sido superado e, com isso, os encontros aglomerados fossem possíveis novamente. Ainda não aconteceu. Então, o Facebook decidiu fazer o F8 totalmente online desta vez. “Ao longo do tempo, nossa conferência anual F8 sempre reuniu uma comunidade incrível de pessoas que estão construindo, inovando e buscando se atualizar sobre as novidades”, lembra Papamiltiadis.

Desenvolvedores foram essenciais na pandemia

Ele lembra que, durante a pandemia, a comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo foi essencial para a adaptação de empresas de todos os tamanhos no processo de transformação digital. “Temos o prazer de apresentar um novo formato de evento: a F8 Refresh. Nosso palco virtual será aberto a desenvolvedores de todo o mundo e transmitido ao vivo em nossa página Facebook for Developers no dia 2 de junho.”

O executivo adianta que serão apresentadas novas ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos, sessões técnicas de aprofundamento, demonstrações e painéis. “Tudo com o objetivo de contribuir com conhecimento.” Os desenvolvedores interessados em participar podem se cadastrar na página do F8 Refresh para serem informados quando o registro for aberto e para receber atualizações.