A Embraer revelou nesta semana um vídeo promocional mostrando pela primeira vez o “taxi áereo” eVTOL (electric vertical take-off and land, que significa Decolagem e Aterragem Vertical Elétrica) da fabricante em voo. A ação promove a divisão da empresa brasileira focada em soluções de mobilidade urbana, chamada ‘Eve Air Mobility‘.

O foco do eVTOL, que ainda não tem nome oficial, será oferecer transporte individual dentro dos grandes centros urbanos. A ideia é que o veículo seja uma alternativa ao táxi aéreo tradicional, com potencial para ter custos menores e ser mais sustentável.

O primeiro protótipo funcional do eVTOL ainda está em escala reduzida e não tem capacidade para levar passageiros, além de ser controlado remotamente. No entanto, já é possível notar alguns detalhes interessantes da aeronave, como por exemplo a presença de 10 hélices distribuídas em duas asas e esquis de pouso, movidas individualmente por motores elétricos.

Leia mais:

publicidade

A versão final do taxi aéreo da Embraer ainda pode ter dois rotores adicionais voltados para trás, visando melhorar o desempenho da aeronave em voo. É provável que o eVTOL mantenha o estilo de “drone futurista”, inspirado nos pequenos helicópteros por controle remoto e em aparelhos similares desenvolvidos pela Boeing e Airbus.

eVTOL da Embraer: veículo é proposto para uso em grandes centros urbanos. Imagem: Divulgação/Embraer
eVTOL da Embraer: veículo é proposto para uso em grandes centros urbanos. Imagem: Divulgação/Embraer

Testes em softwares que farão a interface entre o eVTOL e os pilotos já estão sendo feitos, mas o objetivo é que a aeronave funcione de forma totalmente autônoma. A Embraer quer que, no futuro, os passageiros solicitem o taxi áereo pelo telefone, embarquem em um heliporto próximo e sigam viagem automaticamente até o destino escolhido.

Mais detalhes sobre os testes com o eVTOL não foram divulgados. Outros países, como Austrália e Estados Unidos (EUA), já estão liderando o mercado e serão os primeiros a contarem com o novo modelo de transporte, com previsão de início dos serviços em meados de 2023.

Fonte: Airway e Auto Esporte

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!