Sony Interactive Entertainment (SEI) está em busca de desenvolvedores de jogos independentes para o PlayStation. As ideias podem ser enviadas por qualquer pessoa ou equipe, desde que sigam algumas diretrizes da companhia. 

Os chamados jogos indies ganham cada vez mais espaço dentro da indústria dos games e frequentemente são sucesso de público e crítica. No entanto, a criação desses produtos tem alguns desafios, como orçamentos apertados e equipes de desenvolvimento enxutas. 

publicidade

Além disso, muitas vezes faltam orientações sobre como publicar estes jogos depois que eles ficam prontos. Por conta disso, a Sony, por meio da SEI, tem disponibilizado canais para que as produtoras independentes tenham sua vida facilitada. 

Leia também: 

publicidade

Para conseguir disponibilizar seu jogo na PlayStation Store, o desenvolvedor precisa primeiro se tornar um parceiro da marca. Para isso, é necessário se cadastrar na plataforma PlayStation Partners e iniciar o processo de registro. 

Plano de projeto

Tela inicial da PlayStation Partners. Crédito: Captura de Tela/Olhar Digital

A Sony solicita uma série de informações sobre o estúdio, desde dados sobre a empresa propriamente dita, até as ferramentas usadas para a construção dos games. Além disso, a Sony também pede o envio de um plano de projeto. 

publicidade

A SEI define esta etapa como um “argumento de venda”. Ele não precisa ser extremamente minucioso, mas deve envolver alguns detalhes importantes, como descrição do estilo, tempo de lançamento direcionado, planos de plataforma e, um ou dois recursos principais do jogo. 

Caso o cadastro seja aprovado, o desenvolvedor receberá um contrato de desenvolvimento e edição, além de acesso a ferramentas de back-end. Estes instrumentos permitem que o desenvolvedor acesse e publique na plataforma do PlayStation. 

publicidade

A SEI também implementou novos programas para oferecer suporte aos criadores independentes por meio da iniciativa PlayStation Indies, que visa construir novas oportunidades e oferecer um suporte especializado para os desenvolvedores. 

Com informações da Sony 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!