Um fireball rasante e bastante luminoso foi registrado por 23 câmeras da BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, em São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O meteoro foi percebido inicialmente em uma das câmeras de monitoramento da estação em Patos de Minas, no interior de Minas Gerais.

O objeto chamou a atenção pela aparente “lentidão”, e pelo brilho intenso.

publicidade

Quando um pedaço de rocha espacial atinge a atmosfera da Terra em alta velocidade, provoca o aquecimento e a ionização dos gases atmosféricos, gerando o fenômeno luminoso chamado de meteoro. Quando um meteoro é mais luminoso que o planeta Vênus, também é chamado de fireball.

Em São Paulo, o meteoro foi registrado quase na vertical, surgindo alto no céu e caindo ao mesmo tempo que perdia velocidade até o ponto do sistema não gravar mais…

Já em Osasco, na Grande São Paulo, a estação conseguiu registrar os mais de 12 segundos do meteoro.

As imagens feitas em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, são espetaculares. Uma câmera de campo de visão mais estreito registrou em detalhes o trecho final do meteoro até ele desaparecer completamente.

Fora essas, outras 17 câmeras do Clima ao Vivo, registraram a bola de fogo riscando o céu nos 4 estados do Sudeste. As imagens são belíssimas…