Nos últimos dias, diversos usuários de smartphones Xiaomi relataram problemas em seus celulares: o sistema operacional, por vezes, exibiu uma mensagem de que o app “MSA apresenta falhas continuamente”. Apesar de ser uma ferramenta responsável apenas por exibir publicidades nos celulares da fabricante chinesa, o erro provocou desespero nos usuários.

Mas a verdade é que o causador de todo esse problema foi o Google. A empresa disponibilizou uma atualização incorreta do WebView (um módulo do Google Chrome) que atingiu smartphones com o sistema operacional Android e provocou fechamentos de aplicativos, travamentos de telefones e instabilidade dos dispositivos.

O WebView facilita o carregamento de páginas da web em aplicativos que não sejam o navegador — quando o usuário abre um link pelo próprio Twitter, por exemplo. Ou seja, se o WebView não puder ser executado corretamente, o problema vai ser refletido nos aplicativos e, consequentemente, no MSA.

Ciente do problema que afetou parte de seus usuários, a Xiaomi fez um post na última terça-feira (23) no qual reconheceu a falha reportada por sua comunidade. Felizmente, consertar o erro é simples e a própria empresa chinesa disponibilizou um guia de como solucionar o problema. Caso ainda não tenha atualizado o Chrome, siga o tutorial abaixo para acabar de vez com a falha.

publicidade
App Android System WebView em um smartphone
Falha em atualização do WebView afetou diversos usuários Android. Foto: Sharaf Maksumov/Shutterstock

Leia mais:

Como resolver o erro do app MSA no Xiaomi

O processo para resolver o problema com o MSA no Xiaomi pode ser dividido em duas etapas.

Primeiro, será necessário que o usuário vá em “Configurações”, acesse a opção “Apps” e toque em “Gerenciar Apps”. Feito isso, será necessário procurar por “WebView” para achar o app “Android System Webview”. Agora, é só clicar na segunda na segunda opção “Desinstalar atualizações”.

Primeiro passa para resolver o problema do MSA nos smartphones Xiaomi

Feito isso, será preciso fazer o mesmo processo, mas desta vez, com o app Google Chrome. Entre novamente em “Configurações”, toque em “Apps”, acesse “Gerenciar Apps” e procure pelo navegador do Google. Toque em “Desinstalar atualizações” para concluir a ação.

Segundo passa para solucionar o problema com o MSA

Após todo esse processo, o sistema operacional vai desinstalar a última atualização com erro do Google Chrome e o alerta de falha com o aplicativo MSA não deverá mais aparecer.

Fonte: Xiaomi