EnglishPortugueseSpanish

A Qualcomm “anunciou” de forma inusitada nesta quinta-feira (25) o lançamento do Snapdragon 780G 5G, um novo SoC (System on a Chip, Sistema em um Chip) para smartphones intermediários. Um press-release foi publicado, e rapidamente retirado do ar, na área de imprensa do site da empresa. Mas não rápido o bastante para não ser notado pelo site alemão WinFuture.de.

Fabricado em um processo de 5 nanômetros, como o Snapdragon 888, o chip tem oito núcleos: dois ARM Cortex-A78 rodando a 2,4 GHz e seis ARM Cortex-A55 rodando a 1.8GHz. A GPU é a Adreno 642, que permite a reprodução de conteúdo em HDR com 10 bits de cor e tem drivers atualizáveis de forma independente do sistema operacional do smartphone.

publicidade

Leia mais:

O Snapdragon 780G 5G é o primeiro da série 700 com um processador de sinais de imagem (ISP, Image Signal Processor) triplo. Com isso, ele pode captar e processar imagens de até três câmeras simultâneamente.

Segundo a Qualcomm, uma “nova arquitetura para fotos de baixa luz produz imagens com qualidade profissional sob quaisquer condições de iluminação”. Também há suporte para gravação de vídeo em 4K e HDR10+.

SoC Snapdragon 780G 5G

O SoC vem com o DSP (Digital Signal Processor, Processador Digital de Sinais) Hexagon 770, que tem o dobro de desempenho de seu antecessor em operações de inteligência artificial. Por fim, o modem Snapdragon X53 5G permite velocidade de download de até 3,3 Gbps em redes 5G na frequência de Sub-6 GHz. O chip também tem suporte a Wi-Fi 6E e BLuetooth 5.2.

Segundo a Qualcomm, os primeiros aparelhos equipados com o Snapdragon 780G 5G devem chegar ao mercado no segundo trimestre deste ano. O site WinFuture.de especula que o primeiro modelo será o Xiaomi Mi 11 Lite 5G, ainda não anunciado.

Fonte: Gizmochina