Ao que tudo indica, os jogadores acostumados a usar a Epic Games para comprar seus jogos poderão contar com um novo aplicativo que torna mais fácil migrar para o Linux. Trata-se do Heroic Games Launcher.

A ferramenta é uma versão não oficial da Epic Games para o Linux e funciona como uma interface para quem usa o Legendary. Sempre houve entre os gamers a discussão se o Linux estava realmente pronto para competir com o Windows no computador. Havia diversas diferenças entre os usuários, mas quase sempre a conclusão era a mesma: o Linux não “alcançava” o Windows, até agora.

Gamer. Imagem: Shutterstock
Saiba como rodar jogos da Epic Games no Linux. Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock

O novo recurso é uma GUI ou interface gráfica de usuário que complementa o iniciador de jogos de código aberto Legendary, permitindo que você instale e execute jogos da plataforma Epic Games. Por isso, se você é acostumado a usar o Legendary sem nenhum problema até agora, o launcher do Heroic vai agregar exibindo sua biblioteca pessoal de jogos desde o início e de forma mais completa.

A Open Source, comunidade que possui um conhecimento específico de tecnologia, fornece um suporte cada vez melhor para a galera dos games, permitindo que milhares de videogames sejam rodados ​​no Linux, mesmo que nem sempre haja suporte oficial para eles. Essa nova ferramenta, Heroic Games, é prova disso.

publicidade

É muito importante para os usuários ter uma opção que permita “imitar” de alguma forma a experiência do jogador que desfruta do Windows, principalmente para aqueles que resistiam em usar o Linux. Utilizar o Legendary significava forçar o usuário a recorrer à linha de comando, portanto a novidade pode mudar a escolha de alguns gamers daqui pra frente.

Por ora, o Heroic Games só está disponível na versão beta, então suas funcionalidades ainda não são 100%. Contudo, ele possui arquivos de instalação que são compatíveis com vários sistemas de pacotes Linux.

Confira as funções disponíveis no momento:

  • Opções de login / logout para conta da Epic Games
  • Biblioteca pessoal de jogos
  • Consultar informações básicas sobre os jogos
  • Instalar / desinstalar os jogos do ‘iniciador’
  • Jogar usando a versão padrão do Wine (bem como seu ‘prefixo’ ou pasta de configuração padrão)
  • Sincronizar jogos salvos na nuvem
  • Página de jogos na loja da web da Epic
  • Buscar jogo no ProtonDB

Para futuras versões, desenvolvedores anunciaram outras funcionalidades complementares, como usar versões customizadas do Wine ou obter o “jogo grátis da semana” da Epic diretamente do aplicativo.

Para instalar o lançador de jogos da Epic Heroic Games Launcher no Linux via arquivo AppImage você deve fazer o seguinte:

  1. Abra um terminal
  2. Confira o tamanho do seu sistema, se é 32 bits ou 64 bits. Use o comando uname -m para isso.
  3. Se for 64 bits, escreva o comando abaixo no campo de endereço para fazer download do programa. Caso o link esteja desatualizado, atualize acessando – https://github.com/Heroic-Games-Launcher/HeroicGamesLauncher/releases/tag/v1.5.7 e baixe a última versão.
  4. Dê permissão para execução do arquivo baixado e instale o programa com o comando: sudo ./heroic.appimage –install.
  5. Ao finalizar, você será perguntado se deseja integrar o programa com o sistema. Se você clicar em sim (Yes) o instalador será adicionado ao seu menu de apps, se clicar em não (No), você deverá iniciá-lo toda vez que for usar clicando duas vezes no arquivo do AppImage.

Para instalar o Epic Heroic Games pelo Ubuntu, Debian e derivados, ou pelo Fedora, OpenSUse, CentOS e derivados, os passos são praticamente os mesmos, mudando apenas alguns comandos e o final da URL do endereço do item 3. Para pesquisar o arquivo no computador, basta digitar “Heroic” no campo de pesquisa do computador.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!