O PIX foi lançado pelo Banco Central em novembro de 2020 e funciona como um método instantâneo disponível para transferências entre usuários com chaves cadastradas e até pagamento de boletos. A segunda opção, no caso, pode ser realizada através da leitura de QR Code.
Entre as vantagens da modalidade podemos apontar a praticidade de efetuar os pagamentos pelo celular sem precisar sair de casa. O pagamento de boletos via PIX não possui horário limite, ou dias de disponibilidade, assim como as transferências realizadas pelo novo método.
O pagamento por meio de QR Code está disponível em todos os aplicativos de banco e basta o usuário ter uma chave PIX cadastrada para poder usufruir. Este tutorial foi realizado pelo app do Nubank, que está disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS, mas o procedimento é parecido em outras instituições bancárias.
Como pagar boletos pelo PIX:
1 – Abra o aplicativo do seu banco;
2 – Procure e selecione a opção PIX;

3 – Escolha a aba “Pagar”;

4 – Agora basta escolher a opção “Ler QR Code” e apontar a câmera do seu celular para o código que estiver presente no boleto que deseja pagar;

5 – Caso o boleto não possua QR Code é possível pagar usando o número do código de barras. Escolha a opção “Pix Copia e Cola”;

6 – Agora basta inserir o código do seu boleto;

Pronto! Agora você já sabe como pagar boletos pelo PIX.
Veja mais!
- PIX libera em abril a integração de lista de contatos do celular
- Como pagar e transferir usando o PicPay
- PIX completa três meses; confira novas funcionalidades para 2021
Novas funcionalidades do PIX em 2021
Segundo o Banco Central, dentre as novidades do PIX para este ano estão as movimentações com a tecnologia em conta salário, integração do meio de pagamento com a lista de contatos de usuários em seus smartphones, sistema de saque de dinheiro e o PIX por aproximação, para pagamento sem contato via NFC.
O novo sistema de pagamento também receberá um mecanismo de devolução de recursos pelo prestador de serviço de pagamentos, para o caso de suspeita de fraude ou falha operacional.
Para o segundo semestre de 2021, a ferramenta deve receber as funcionalidades de PIX Garantido, para o pagamento de contas parceladas e o PIX Débito Automático, para pagamentos frequentes.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!