Diariamente, milhões de células morrem no corpo humano, mas como elas são eliminadas? Bom, segundo um estudo do Instituto de Ciências Integradas de Material Celular do Japão, as células mortas do nosso corpo são comidas por outras após mandarem um sinal indicando que devem ser destruídas

“Todos os dias, 10 bilhões de células morrem e são engolidas por células sanguíneas chamadas fagócitos. Se isso não acontecesse, as células mortas estourariam, desencadeando uma reação autoimune”, disse o bioquímico Jun Suzuki.

Basicamente ocorre uma reação em que uma proteína liberada no citoplasma ativa uma parte da membrana plasmática, que envia um lipídio na superfície da célula que deve ser comida após morrer.

Células mortas são comidas

O fato das células serem comidas por outras não é novo, mas o processo de alerta que ocorre sim. Os cientistas sabiam que acontecia um aviso, mas a forma que ele chegava era desconhecido.

publicidade

Os lipídios são invertidos entre as partes interna e externa da membrana celular usando proteínas do tipo scramblases. Os pesquisadores então estudaram a proteína chamada Xkr4 e viram quais genes permanecem ativos durante sua morte.

Leia também: 

“Descobrimos que um fragmento de proteína nuclear ativa o Xkr4 para exibir o sinal ‘coma-me’ aos fagócitos”, disse o biólogo celular Masahiro Maruoka, autor do estudo.

No fim das contas a pesquisa revela que quando a célula morre uma enzima corta uma proteína nuclear. Um fragmento desse corte deixa o núcleo e ativa a Xkr4, que por usa vez transfere lipídeos para a superfície que faz o alerta para os fagócitos. Com o aviso, as células mortas são comidas.

Via Phys

Imagem de destaque: Divulgação Kyoto University

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!