Imagens de satélite conseguiram mostrar o navio de carga Ever Given, que está encalhado no Canal de Suez, no Egito. As fotos foram feitas por diferentes equipamentos, mas, principalmente, por alguns da família Dove, operados pela empresa americana Planet, com sede em São Francisco.

As primeiras imagens foram capturadas na última quarta-feira (24) e fornecem uma visão detalhada da embarcação. Posteriormente, foram feitas fotos mais amplas, no decorrer da quinta-feira (24), elas mostram a grande confusão causada pelo Ever Given, com vários navios atrás dele.

Leia também: 

Outras imagens foram capturadas pelo satélite Pleiades, da fabricante de aviões americana Airbus. Nelas, é possível ver até mesmo os contêineres carregados pelo navio encalhado. Ao dar um zoom nas imagens de alta definição, se consegue ver cada um deles.

publicidade

Bloqueio pode durar semanas

O Ever Given é um navio de 400 metros de comprimento encalhou na manhã da última terça-feira (23) enquanto tentava cruzar o Canal de Suez. No momento, ele está parado de lado, o que impede a passagem de outros navios.

Imagens de satélite mostram o Ever Given encalhado e os outros navios tentando entrar no canal. Crédito: Planet Labs

Equipes de dragagem e salvamento já foram enviados para o local e trabalham no desencalhe do navio. O Canal de Suez liga o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho e é uma das principais rotas comerciais do planeta, legando a Ásia a Europa e tendo 12% do comércio global passando por ele.

Embora o trabalho das equipes seja intenso, por se tratar de um navio de mais de 220 mil toneladas, o processo de desencalhe do Ever Given pode levar mais alguns dias e chegar até mesmo a durar semanas.

Com informações do Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!