Que atire a primeira pedra quem nunca teve dificuldades para digitar caracteres especiais. É claro que símbolos como “@”, “#” e “&” fazem parte do cotidiano dos internautas, mas nem todo mundo sabe como digitar “¿” — muito usado no idioma espanhol — ou “™”, utilizado em marcas comerciais.

A tarefa se torna ainda mais difícil no computador: o teclado de dispositivos móveis exibe caracteres especiais ao manter botões pressionados, mas o teclado de desktops geralmente é limitado ao combo de comandos com as teclas “Shift” e “Alt Gr”.

publicidade

É certo que ainda é possível pesquisar os símbolos no Google e incorporá-los no texto, mas o processo pode demandar um tempo extra, ainda mais se a necessidade for diária (como no trabalho de tradutores de espanhol ou mesmo produtores de conteúdos específicos).

A boa notícia é que o sistema operacional Windows oferece maneiras práticas para digitar caracteres especiais. Quem estiver cansado de deparar-se com o mesmo problema toda vez que for escrever um texto, basta seguir o passo a passo abaixo para eliminar o problema de uma vez por todas.

Leia mais:

Como digitar caracteres especiais no Windows

1. Use o teclado virtual

Em tablets com o Windows, o teclado funciona de maneira similar aos dos smartphones. Ou seja, basta segurar a tecla ou procurar na lista de caracteres para encontrar o símbolo desejado.

Já nos computadores Windows, a melhor opção é usar o teclado virtual. Para isso, clique com o botão direito na barra de tarefas e ative a opção “Mostrar teclado virtual”.

Habilitando o teclado virtual do Windows

Após acionar o comando, será possível notar o surgimento de um novo ícone de teclado ao lado da data e horário do sistema.

Teclado virtual habilitado

Basta clicar no ícone para que o teclado virtual seja aberto. Basicamente, ele simula um teclado de um smartphone ou tablet. Em “&123”, é possível encontrar diversos caracteres especiais. Vale também clicar e pressionar as teclas para descobrir símbolos “escondidos”.

Encontrando caracteres especiais pelo teclado virtual do Windows

2. Utilize o mapa de caracteres

Caso prefira, existe um método mais trabalhoso, porém mais completo: executar o mapa de caracteres. Clique no menu do Windows, digite “Mapa de caracteres” e acesse a primeira opção que aparecer.

Executando o mapa de caracteres do Windows

Agora é só escolher os caracteres especiais desejados (prepare-se pois a lista é grande). Clique em “Selecionar” e depois em “Copiar”. Feito isso, cole o caracter onde quiser.

Caracteres especiais encontrados no Mapa de caracteres do Windows

Em caso de uso diário, será possível adicionar o mapa de caracteres em sua barra de tarefas. Desta forma, procurar caracteres especiais vai ser uma tarefa fácil.

Fonte: The Verge