Eles são normalmente encontrados por meio de anúncios veiculados em grandes plataformas e usam jargões como “baixe de graça”, ou “instale sem pagar”. Mas o benefício dura pouco…

A Avast descobriu mais de 200 novos aplicativos fleeceware na Play Store e na App Store. Segundo levantamento feito pela empresa de segurança, os apps já contam com cerca de um bilhão de downloads e acumularam mais de 400 milhões de dólares em receita até agora.

publicidade

Fleeceware é o termo usado para uma aplicação que oferece testes gratuitos por um período determinado de tempo, normalmente de poucos dias. Mas para fazer o teste, é preciso pagar antecipadamente uma assinatura com valor consideravelmente alto.

Normalmente, pensamos que para evitar o pagamento basta excluir o app antes do período de testes acabar. Mas é aí que mora o perigo: nesses apps a assinatura acaba sendo cobrada de qualquer forma e o dinheiro vai embora.

A Avast fez uma série de recomendações para que os usuários evitem cair em golpes do gênero: o primeiro é sempre suspeitar de testes gratuitos com menos de uma semana de duração. Geralmente, esses períodos trazem uma “letrinha miúda” que pode acabar complicando a vida do usuário.

Também é preciso tomar cuidado com anúncios vistos em outros aplicativos: apesar da linguagem atraente e das figuras vibrantes, eles podem ser enganosos. E vale também a dica de ouro: todos os métodos de pagamento utilizados digitalmente devem estar protegidos por várias camadas de segurança.

O seu bolso agradece…