A série ‘Bob Esponja’ está disponível “quase” que integralmente na plataforma de streaming Paramount+. Dizemos “quase” pois, segundo notaram diversos internautas e o site The Slate, pelo menos 11 minutos do desenho foram removidos por conterem um segmento problemático relacionado ao machismo.

O episódio 15 da terceira temporada da série cartunesca é dividido em duas partes: “A Grande Corrida dos Caracóis” e “Crustáceo de Meia Idade”. O primeiro segue em exibição normalmente, mas o segundo mostra o Sr. Sirigueijo – patrão de Bob Esponja – em uma crise de meia-idade. No intuito de mostrar a ele como “ser jovem” de novo, o personagem titular e seu fiel companheiro Patrick sugerem uma boa lavada de roupas como atividade. Após perceberem como isso soa entediante, o Sr. Sirigueijo sugere que eles roubem calcinhas.

Leia mais

Captura mostra cena do desenho "Bob Esponja": o Sr. Sirigueijo rouba uma calcinha que pertence à sua mãe, que está na porta, pegando-o em flagrante. A sequência foi removida das plataformas de streaming
Sequência problemática em episódio de “Bob Esponja” foi removida por pelo menos duas plataformas de streaming. Imagem: Nickelodeon/Divulgação

O segmento prossegue com o Sr. Sirigueijo invadindo o quarto de uma mulher – que viria a ser sua própria mãe – no intuito de roubar uma peça íntima do vestuário até que ela eventualmente o pega em flagrante. Piadas acontecem em seguida e o episódio acaba.

Fãs foram rápidos para apontar que o segmento está completamente ausente no serviço Paramount+, mas era reproduzido integralmente no Amazon Prime Video, por exemplo, levando a acreditar que a plataforma mais jovem de streaming vem seguindo a tendência de revisar seus conteúdos a fim de evitar a veiculação de material controverso. Entretanto, não há registros de qualquer atividade prévia ou ativismo nas redes sociais pedindo pela remoção .

publicidade

Ainda que apenas um desenho infantil, o entendimento é que a Paramount removeu o pedaço do desenho voluntariamente, por ele abordar – negativamente – questões como “consentimento” e “perseguição”. A mesma medida foi adotada, por exemplo, pelo HBO Max, que removeu o filme “E O Vento Levou” do catálogo, reposicionando-o apenas quando uma edição inseriu comentários criticando as práticas preconceituosas reproduzidas no filme, aludindo-as à outras épocas e apenas para fins de veracidade temporal.

Similarmente, animações como ‘Dumbo’, ‘Peter Pan’ e ‘Muppets’, no Disney+, seguem a mesma premissa: é possível vê-los, mas alertas antes do início da produção ressaltam que as ações vistas nela são preconceituosas e não devem nunca serem reproduzidas. No caso da plataforma da Disney, inclusive, apenas perfis adultos é que podem ver tais animações e filmes: perfis infantis não terão nenhum deles listados no catálogo.

A diferença de exibição de ‘Bob Esponja’ na Paramount+ para, digamos, Amazon Prime Video é compreensível: se o segmento problemático for visto por uma criança na plataforma de Jeff Bezos, a culpa não é do serviço, mas sim de quem criou o material. No caso da Paramount+, porém, o nome já está no título: a Nickelodeon, dona de “Bob Esponja”, está no mesmo “guarda-chuva” que a Paramount – ambas as empresas são propriedades da ViacomCBS.

Vale lembrar que, desde hoje cedo (29), a Amazon Prime removeu o episódio inteiro – não apenas o segmento “Crustáceo de Meia Idade” como também “A Grande Corrida dos Caracóis”, de seu serviço.

A Paramount não comentou a remoção do conteúdo.

Fonte: The Slate