Categoras: Pro

IBM lança sua primeira certificação para desenvolvedores quânticos

Focada em desenvolver o setor de programação de computadores quânticos, a IBM inaugura, nesta segunda-feira (29), sua primeira certificação para desenvolvedores quânticos. Intitulada IBM Quantum Developer Certification, a certificação vai concentrar-se nas próprias ferramentas de software da companhia, com destaque para a estrutura Qiskit.

A Qiskit é uma estrutura de código aberto para computação quântica que tem se popularizado ao longo dos anos: o SDK (kit de desenvolvimento de software) da IBM já foi instalado mais de 600 mil vezes e tem sido muito procurado pelos desenvolvedores.

Qiskit, da IBM, será um dos focos da certificação IBM Quantum Developer Certification. Foto: IBM/Divulgação

Mas muito além de conhecer os conceitos básicos do Qiskit, a certificação da IBM vai exigir fundamentos da própria computação quântica. Isso significa que o candidato terá que estudar a esfera de Bloch, matrizes de Pauli e estados de Bell antes de fazer a prova na plataforma Pearson VUE.

“A ideia [do certificado] é tornar mais fácil para alguém que está desenvolvendo atualmente, seja na nuvem, seja usando Python, a capacidade de executar essas ferramentas e integrar a computação quântica em seu fluxo de trabalho”, explicou Abe Asfaw, líder global de Educação Quântica e Ciência Aberta da IBM.

Ainda de acordo com o executivo, o novo programa de certificação dará oportunidade para que os desenvolvedores mostrem como incorporar a computação quântica em seu fluxo de trabalho.

Leia mais:

Só o começo

O executivo da IBM também disse que essa será apenas a primeira de uma série de ceritificações quânticas planejadas. Nesta primeira etapa, serão focados os conhecimentos de como trabalhar em circuitos quânticos.

“A primeira camada é o que estamos lançando neste anúncio e apresenta aos desenvolvedores como trabalhar com circuitos quânticos. ‘Como você usa o Qiskit?’, ‘Como você o executa em um computador quântico?’, ‘Depois de executá-lo em um computador quântico, como você vê os resultados e como os interpreta?'”, descreveu Asfaw.

As abordagens serão essenciais para que novas certificações de otimizações, química e finanças sejam criadas.

Fonte: TechCrunch

Esta post foi modificado pela última vez em 29 de março de 2021 13:50

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Igor Shimabukuro