Para quem gosta de personalizar seus dispositivos Android, os widgets podem ser ótimas escolhas. Com diferentes tipos de funcionalidades, esses elementos interativos podem facilitar o dia a dia dos usuários, além de otimizar o aspecto visual do aparelho.

Algumas ferramentas padrões instaladas de fábrica já são disponibilizadas como widgets no Android. Aplicativos como Facebook, WhatsApp e apps de bancos também dispõe do recurso. Para visualizar as opções disponíveis, basta tocar e segurar em qualquer espaço vazio de seu fundo de tela e escolher a opção “Widgets”.

No entanto, é possível baixar novos apps e widgets, seja para cobrir alguma funcionalidade ou mesmo para deixar o design de seu dispositivo diferenciado.

Abaixo segue a lista com os sete melhores widgets para Android que todo usuário deveria ter.

publicidade

KWGT Kustom Widget Maker

Widget KWGT Kustom Widget Maker

Um app para personalizar os widgets. Essa é a premissa do KWGT Kustom Widget Maker. Com ele é possível criar elementos interativos únicos (como relógios digitais, mapas ao vivo, medidor de baterias, entre outros) por meio de um editor simples.

Alguns recursos de arte exigem a assinatura Premium do app, mas a boa notícia é que parte das funcionalidades estão disponíveis gratuitamente.

Data Counter Widget

Data Counter Widget para Android

Saber o consumo de dados de internet do smartphone pode ser importante, ainda mais quando o pacote está próximo de atingir o limite. O Data Counter Widget não só exibe o consumo de dados de redes móveis e Wi-Fi, como fornece análises dos usos pelos apps.

Em questões de design, é possível escolher o tamanho, a cor e o fundo do widget para personalizar o seu Android.

CPU Monitor

Widget CPU Monitor para Android

O widget permite monitorar a temperatura da bateria, a porcentagem de memória utilizada pela CPU do dispositivo, bem como os picos nas demandas do processador ao longo do tempo.

A ferramenta ainda detecta aplicativos problemáticos — geralmente corrigidos nas atualizações do sistema operacional.

Leia mais:

Quotes Widget

Ferramenta de quotes de frases famosas

Para quem gosta de frases inspiradoras, o Quotes Widget é uma ótima pedida para encarar o dia a dia — ainda mais em tempos de pandemia do coronavírus.

O widget vai exibir citações de figuras conhecidas, mas o usuário também poderá incluir frases próprias. As personalizações ainda incluem cor e fonte do texto.

Google News

Aplicação Google News

Recentemente, o app Google News remodelou o seu widget: a ferramenta está mais “clean” e informativa. Sem precisar abrir o app, o widget exibe a previsão do tempo, bem como as principais notícias do dia.

Ótima maneira para manter-se informado enquanto utiliza outros recursos em seu Android.

SeriesGuide

Widget Series Guide

O widget é uma ótima escolha para os cinéfilos. Com ele, é possível monitorar filmes e séries favoritas — já que exibe a hora, data e em qual canal ou serviço de streaming o programa escolhido será exibido.

Também serve como um ótimo organizador, excelente para quem não se lembra em qual episódio parou.

Sectograph

Sectograph para Android

O último da lista é o Sectograph: widget que auxilia usuários a se programarem diante das inúmeras tarefas do dia a dia.

A ferramenta incorpora as tarefas da agenda em um relógio analógico. Desta forma, fica mais fácil de estimar o tempo gasto em cada atividade e o período de “descanso” entre as tarefas.

Fonte: Android Police