Se você está acostumado com os dislikes do YouTube para medir o quanto os vídeos são “queridos” pelo público, saiba que esse modelo pode estar com os dias contados. O Google está testando remover a contagem de “não gostei” da plataforma. O botão ainda continuaria lá, mas o total não aparece quem assiste o conteúdo.

O novo modelo não muda a quantidade de likes, mas deixa de exibir o número de dislikes no YouTube. A ideia é que a métrica seja usada apenas pelo criador do vídeo e pela plataforma, e que não seja mais uma forma do público se engajar para classificar negativamente um conteúdo.

“Em resposta aos comentários dos criadores sobre campanhas de bem-estar e antipatia direcionadas, estamos testando alguns novos designs que não mostram a contagem de antipatia do público. Se você fizer parte desse pequeno experimento, poderá detectar um desses designs nas próximas semanas”, escreveu a rede social.

YouTube e o números de dislikes

O pedido não é novo, há tempos YouTubers alegam que o botão é uma forma de retaliação contra opiniões dos criadores em seus vídeos. O Google então está testando a funcionalidade para ver se o número de retaliações diminui.

publicidade

“Criadores, vocês ainda poderão ver o número exato de likes e dislikes no YouTube Studio. Para os espectadores, se você estiver no experimento, ainda poderá gostar ou não de um vídeo para compartilhar feedback com os criadores e ajudar a ajustar as recomendações que você vê no YouTube”, completou ainda a plataforma.

Por enquanto, apenas um pequeno grupo de usuários selecionados vão participar dos testes. Para entrar, não basta estar com o app atualizado e fazer parte do programa Beta, os participantes são escolhidos de forma aleatória pelo algoritmo do Google.

Via Vida Celular