Uma colisão entre a Terra e Theia. Essa seria a causa da formação da Lua. Theia era um protoplaneta com aproximadamente o tamanho de Marte, que teria se chocado com a Terra há 4 bilhões e meio de anos.

Os destroços ejetados após a colisão eventualmente teriam se aglomerado em órbita da Terra e formado a Lua.

publicidade

Durante a colisão os núcleos de ambos os planetas teriam se fundido, o que explicaria porque o núcleo da Terra é maior que o esperado para um objeto de seu tamanho.

Mas um novo estudo publicado na revista Science sugere que há mais de Theia entre nós do que imaginamos. Duas “bolhas” de rocha quente do tamanho de continentes, localizadas no manto terrestre debaixo da África e do Oceano Pacífico, seriam parte do manto de Theia.

publicidade

Modelos desenvolvidos por Qian Yuan, estudante de doutorado de geodinâmica na Universidade Estadual do Arizona mostram que rochas 1,5 a 3,5% mais densas que o manto terrestre não se misturariam às rochas ao redor. E um estudo de 2019 sugere que o manto de Theia era de 2 a 3,5% mais denso do que o da Terra.

Segundo a teoria de Yuan, as rochas mais leves foram ejetadas para o espaço, onde formaram a Lua, mas partes do manto de Theia ricas em ferro teriam mergulhado em direção ao núcleo da Terra, se consolidando e formando as enigmáticas bolhas.