O diretor Zack Snyder admitiu que tinha grandes planos para o Superman. Em entrevista dada ao Screen Rant, o diretor de cinema disse que sua ideia era a de fazer pelo menos cinco filmes com o “Homem de Aço”, mas a tragédia familiar, aliada ao fracasso do primeiro lançamento de ‘Liga da Justiça’, fizeram com que a Warner Bros. desistisse do universo expandido de personagens da DC Comics – levando a continuidade do Superman com ela.

“Ele [Superman] completou o seu aprendizado sobre a humanidade, e agora tem o seu ‘mestrado'”, disse Snyder. “Para mim, é isso que deveríamos abordar. Eu acho que, no fim de tudo, quando você o vê, o que eu pensaria — e francamente, não há filme o suficiente para isso, eu sei que isso soa louco neste contexto — para explorar. Mas esse sempre foi o plano que seguiríamos. No final, teríamos mais uns dois filmes, com o último sendo um verdadeiro filme do Superman em várias formas”.

publicidade

Leia mais

O que Snyder se refere como “não há filme o suficiente”, evidentemente, são as aproximadamente quatro horas de duração da versão estendida de “Liga da Justiça”, lançada em março. Nessa nova visão, todos os personagens são detalhados de forma mais aprofundada, permitindo que o espectador tenha uma contextualização melhor de cada papel.

O Superman começou sua jornada no chamado “DC-Verso” com ‘Homem de Aço’, o primeiro longa-metragem do ator Henry Cavill no papel do maior herói dos quadrinhos. Nele, o Superman (Clark Kent) tenta se assimilar à vida humana e manter escondidos seus poderes praticamente divinos. Ele acaba forçado a se revelar com a invasão do General Zod, vilão do filme.

publicidade

Depois, tivemos ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’, onde Bruce Wayne (Ben Affleck), o “Homem-Morcego”, tentou prevenir o chamado “1% de chance” do Superman se rebelar e usar suas forças para voltar-se contra a humanidade. Ele, porém, acabou se provando equivocado após o sacrifício de Clark Kent na luta contra o Apocalipse.

Imagem mostra cena da versão estendida de Liga da Justiça, onde o diretor Zack Snyder disse ter planos para o Superman aparecer em outros dois filmes
O Superman ainda teria mais dois filmes para protagonizar, se os planos de Zack Snyder corressem como ele gostaria. Imagem: Warner Bros./Divulgação

Eis que, em 2017, chegou ‘Liga da Justiça’, em sua versão teatral amplamente criticada pela direção de Joss Whedon após Zack Snyder deixar o projeto por questões familiares. Nele, o Superman finalmente volta, tendo assimilado seu papel como o protetor da humanidade e enfrentando a invasão trazida pelo Lobo da Estepe, um guerreiro a serviço de Darkseid.

publicidade

Na versão estendida de Zack Snyder, vemos que o Superman fica ausente na maior parte do filme, com a sua presença sendo apenas mencionada por variados personagens. Quando ele de fato aparece, ele tem essa percepção mítica de que ainda precisa habituar-se a usar seus poderes em prol da humanidade, agindo como uma pessoa humana. O famigerado traje negro, segundo Snyder, sugere esse duelo interno de moralidade.

Aqui entram as sequências: “É a queda da Terra, com o Superman sucumbindo à equação antivida [de Darkseid]. E o envio de Flash [pelos heróis do futuro] ao passado muda um elemento para que isso não aconteça. E aí temos a grande luta onde finalmente o venceríamos”, disse Snyder. “Quando Darkseid vem à Terra, no filme que vocês nunca verão, os exércitos da Terra se unem mais uma vez. Desta vez, teríamos porta-aviões e forças especiais, todos os exércitos humanos, os atlantes [de Aquaman] saindo do oceano enquanto as amazonas de Themyscira [da Mulher-Maravilha] sairiam de sua ilha. Esse era o nosso ‘gran finale’. Mas vai demorar muito para chegarmos até lá”.

publicidade
Cena mostra o vilão Darkseid, da versão estendida de Liga da Justiça
A invasão do vilão Darkseid seria explorada em outros dois filmes após “Liga da Justiça”. Imagem: Warner Bros./Divulgação

As sequências desejadas por Snyder trabalhariam isso com mais profundidade, concentrando-se na invasão de Darkseid, a manipulação de Superman pela equação anti vida, que o tornaria um vilão — e até uma narrativa de viagem no tempo, onde versões futuras de heróis da Liga da Justiça enviariam Barry Allen – o Flash – ao passado, para contar ao Batman o que acontece no futuro, ocasionando um sacrifício do Homem-Morcego para salvar Lois Lane, preservar o heroísmo do Superman e inspirá-lo a liderar a Terra contra o exército do vilão.

Considerando que dedicamos seis parágrafos para resumir o plano de cinco filmes de Zack Snyder, dá para entender o motivo do diretor acreditar que a versão estendida de ‘Liga da Justiça’ seria pequena demais para o Superman. Atualmente, porém, não parece que a Warner Bros. vai levar isso tudo à realidade. Os fãs certamente querem, mas nem o próprio diretor tem muita fé de que isso vá acontecer.

Fonte: Screen Rant (1) (2)