EnglishPortugueseSpanish

As telas estão cada vez mais presentes na vida de todos, seja no celular, na televisão ou no computador, sempre estamos na frente de um display luminoso. É pensando nisso que o Yoto foi lançado, a chamada plataforma de áudio infantil possui jogos interativos e histórias para tirar as crianças da frente dos monitores.

Para destacar essa oposição, todo o visual do Yoto é bem rústico. O aparelho funciona a base de cartões físicos, como um toca fitas. O aparelho reconhece esses cards e reproduz o áudio compatível com eles. Não há telas de configuração nem nada desse tipo (apenas um pequeno display para mostrar o placar). A intenção é ser o mais simples e intuitivo possível. Insira o card, aperte o enorme botão na lateral e pronto, o equipamento começa a funcionar.

publicidade

Claro que para os pais há um aplicativo para controlar a reprodução e opões de conteúdo para ser gravado nos cartões. Sim, o dispositivo chega com alguns cards em branco que podem ser personalizados com novos áudios e jogos.

Yoto, áudio não só para crianças

A parte divertida é que os games são para toda a família e muitos podem ser jogados inclusive à distância. Boa parte dos games do Yoto são de competições, com perguntas e respostas, mas há cada vez opões mais complexas como o Lemonade Stand, que foca em ensinar administração e empreendedorismo em áudio para crianças.

Yoto, áudio para crianças
Imagem: Divulgação Yoto

Também existem histórias interativas como o Yes Site, focado em imaginar o jogador como governante de um reino. Apesar do foco em crianças, a plataforma também está lançando gravações para os pais, com narrativas mais profundas e sérias. O serviço teve um boom de demanda durante a pandemia da Covid-19, em que as famílias estão passando mais tempo em casa.

O entretenimento por áudio, além de tirar a atenção das telas, também pode ser útil para a imaginação e o raciocínio. “A preocupação com o tempo de tela não tem sido apenas as horas em que nossos olhos ficam grudados na tela, mas a superficialidade da maior parte da interação”, Naomi Baron, professora de linguistica da American University em entrevista para o site Technology Review.

Yoto, áudio para crianças
Imagem: Divulgação Yoto

No entanto, o site ressalta que os jogos de áudio (tanto do Yoto como de outras plataformas como Alexa) muitas vezes não são perfeitos para crianças, que ainda estão aprendendo a falar e a entender a pronuncia e acabam se confundindo com a história. De qualquer forma, a plataforma é uma opção de entretenimento saudável para manter as crianças em casa e sem passar tanto tempo na frente do monitor.

Leia mais: