O ator Paulo Gustavo está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19 e após uma piora no quadro foi submetido a um procedimento de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), popularmente conhecido como pulmão artificial. Mas como funciona o método?

De acordo com o Relatório de Recomendação divulgado pelo Ministério da Saúde, o procedimento pode ser utilizado em casos graves em que a ventilação mecânica convencional da UTI não consegue dar conta de suprir da demanda de oxigênio para os pulmões. O paciente pode ficar com o ECMO “até que os pulmões recuperem-se e readquiram a sua função básica”, diz o artigo.

O equipamento é constituído de uma série de tubos de plásticos integrados “onde o sangue flui bombeado por uma bomba eletromagnética e passa através de uma membrana respiratória, em que o sangue é oxigenado e o gás carbônico é retirado e depois retorna para o sistema circulatório do paciente”, explica a descrição.

Imagem de como funciona o procedimento

Como funciona?

publicidade

O ECMO usado no ator Paulo Gustavo não é um método novo. A tecnologia é aplicada há mais de 30 anos, mas antes era voltada principalmente para cirurgias cardíacas. A aplicação para tratar pacientes que não se recuperam com uma internação na UTI convencional é relativamente recente. A principal diferença para um respirador comum é a quantidade de ar fornecida.

Leia mais:

A técnica passou a ser aplicada com mais frequência durante o ano passado e este justamente para tratar pacientes com Covid-19. Durante a pandemia de H1N1, em 2009, o método também ajudou a salvar vidas. “Nos últimos anos, o uso do suporte respiratório extracorpóreo ganhou destaque devido aos estudos que demonstraram redução da mortalidade em pacientes com insuficiência respiratória grave”, explica ainda o relatório.

O método de ECMO aplicado em Paulo Gustavo é considerado seguro, com poucas reações adversas, a maior parte está relacionada a sangramentos no local da aplicação. Apesar disso, o sistema não é simples e demanda uma equipe preparada para ser usado.