Documento de porte obrigatório para os motoristas de todo o Brasil, o licenciamento de veículo tem sido feito de forma 100% digital no Estado de São Paulo desde 2020. A digitalização do documento é apenas um dos 130 serviços oferecidos pelo portal do Poupatempo — e que também pode ser feita pelo app do programa —, que tornaram-se importantes em tempos de pandemia do coronavírus.

Inclusive, em 4 de janeiro deste ano, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) passou a valer como Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Licenciamento Anual (CLA), o que facilitou ainda mais a vida do brasileiro.

“A Prodesp uniu esforços com órgãos que prestam serviços públicos, como é o caso do Detran.SP, para que os cidadãos possam ter suas solicitações atendidas de maneira rápida, prática e segura, sobretudo neste momento em que ainda é essencial manter o distanciamento social”, destacou Murilo Macedo, diretor da Prodesp.

O mês de abril deu início ao calendário de vencimento do CRLV-e: isso significa que o proprietário do veículo tem de ficar atento, já que o pagamento poderá ser feito somente até o último dia útil do mês de vencimento. Com exceção de caminhões e tratores — que têm datas entre setembro e dezembro —, o cronograma de vencimento do CRLV-e 2021 ficou assim:

publicidade
  • Abril – final de placa 1
  • Maio – final de placa 2
  • Junho – final de placa 3
  • Julho – final de placa 4
  • Agosto – finais de placa 5 e 6
  • Setembro – final de placa 7
  • Outubro – final de placa 8
  • Novembro – final de placa 9
  • Dezembro – final de placa 0

A boa notícia é que o CRLV digital pode ser feito pelo smartphone em apenas alguns passos. O Poupatempo disponibilizou um guia para usuários que encontrarem dificuldades para fazer o processo. Basta seguir o tutorial abaixo.

Leia mais:

Como fazer o Licenciamento Digital de veículos pelo smartphone

O primeiro passo para garantir o Licenciamento Digital é informar o número do Renavam do veículo e pagar a taxa do licenciamento em qualquer um dos bancos conveniados ao Detran.SP (Bancoob, Bradesco, Banco do Brasil, Daycoval, Itaú, Mercantil do Brasil, Rendimento e Safra). Três dias após o recebimento da taxa, o CRLV-e ficará disponível para download e impressão.

Feito isso, certifique-se de ter instalado em seu smartphone tanto o app Poupatempo Digital quanto a ferramenta Carteira Digital do Trânsito (CDT), disponíveis no Google Play e App Store.

Faça o login no app Poupatempo Digital e toque em “Veículos”.

Página inicial do Poupatempo Digital

Escolha a opção “Licenciamento Digital (CRLV-e)” e vá em “Baixar o documento para imprimir (PDF)”.

Passo a passo para solicitar o Licenciamento Digital

Caso seja o primeiro acesso, será necessário cadastrar o veículo. Para isso, toque no botão azul com ícone de “+”.

Cadastrando um veículo para o Licenciamento Digital

Informe o CPF do proprietário, a placa do veículo e o número do Renavam. Clique em “Avançar”.

Revisando os dados para o Licenciamento Digital

Toque no veículo cadastrado. Na página seguinte, confira os dados registrados, o número de celular informado — já que será enviado um código de confirmação via SMS — e toque em “Enviar código de confirmação”.

Dica de ouro: caso apareça uma mensagem de erro com a localização, habilite o GPS e permita os serviços de localização no app Poupatempo Digital.

Revisão de dados pessoais

Digite o código recebido por SMS e clique em “Avançar”.

Código enviado por SMS para confirmar o Licenciamento Digital

Pronto! Agora o PDF de seu Licenciamento Digital poderá ser compartilhado ou baixado. Vale conferir se é necessário baixar o CRLV-e atualizado. Para isso, clique em “Saiba mais” e, se preciso, “Baixar o CRLV-e atualizado”.