A Apple aceitou uma exigência do governo russo e, agora, qualquer processo de configuração de um iPhone novo exibe uma lista de aplicativos criados por desenvolvedores russos. A informação veio do MacRumors, que encontrou um tuíte mostrando como a listagem é mostrada ao usuário.

A medida é parte da concordância da Apple em obedecer a diretrizes estipuladas pelo governo da Rússia e, de certa forma, funciona de uma forma parecida com o que se vê no Brasil com o Android. Nos smartphones com o sistema operacional do Google, algumas fabricantes mostram uma pasta voltada a aplicações brasileiras — que incluem softwares criados não apenas por desenvolvedores daqui, mas órgãos governamentais também.

publicidade

Leia mais

“Em concordância com requerimentos legais da Rússia, aqui estão alguns apps de desenvolvedores russos que você pode baixar”, diz uma notificação pop up vista por usuários do maior país do mundo em extensão territorial, durante o processo de configuração do iPhone.

Vale lembrar que a exigência da exibição não se iguala a nenhuma obrigatoriedade de instalar os apps sugeridos. Para todos os efeitos, o usuário pode ignorar todos sem nenhum problema. Entretanto, a lista sempre estará lá, uma vez que a implementação dela foi feita mediante processo “server side”, ou seja, ela não depende de uma atualização do iOS. Ao menos, os apps sugeridos não são nem mesmo pré-instalados, então não há uso de recursos do aparelho para a sua exibição.

publicidade

A novidade começou a ter efeito em 1º de abril, segundo a Apple, após sinalizar obediência a uma nova lei aprovada pelo Ministério de Assuntos Digitais da Rússia. Mais além, o MacRumors ressalta que, em atualizações futuras, a Apple pode inserir uma categoria voltada exclusivamente aos aplicativos russos dentro da AppStore.

Fonte: MacRumors