Categoras: Produtos e Reviews

Google e Samsung podem desenvolver chip em parceria para o Pixel 6

Rumores indicam que o Google está disposto a substituir os chips Snapdragon, desenvolvidos pela Qualcomm, pelo seu próprio processador para dispositivos móveis. Para isso, a companhia de Mountain View pode ter fechado uma parceria inédita com a Samsung, já conhecida no segmento, para auxiliar no desenvolvimento do chipset. A novidade, inclusive, deve estar presente já na próxima geração dos celulares da linha Pixel.

Segundo o 9to5Google apurou em documentos do Google, o “Pixel 6” deve vir equipado com o SoC ‘GS101’, conhecido internamente sob o codinome “Whitechapel”. Supostamente, o chipset criado em conjunto com a Samsung Semiconductor será fabricado no processo de 5 nanômetros.

Google pretende substituir os chips da Qualcomm por SoC proprietário. Imagem: Ascannio/Shutterstock

Chip inteligente de oito núcelos

O site XDA Developers aponta que o primeiro processador móvel do Google possui uma Unidade de Processamento de Tensor (TPU), um circuito integrado desenvolvido para tarefas como aprendizado de máquina e rede neural, além de um chip de segurança integrado.

Segundo os relatórios internos, o processador possui a seguinte configuração: dois núcleos Cortex-A78; dois núcleos Cortex-A76 e quatro núcleos Cortex-A55. O GS101 também pode usar uma GPU Mali de 20 núcleos para processamento gráfico e jogos.

Leia mais:

Chip dos novos Google Pixel

Com seu novo processador saindo do forno, o Google, assim como a Apple, pretende ter controle total sobre seu hardware e as atualizações de software do Android. Algo que pode oferecer ainda mais desempenho bruto, ou até melhorar a qualidade final das imagens captadas pelas câmeras do Pixel 6 em diante.

Além do SoC proprietário, as duas gigantes da tecnologia também podem estar trabalhando em outras novidades voltadas para outros dispositivos, como os Chromebooks.

Por fim, vale ressaltar que a série Pixel 6 (de codinome “Slider”) deve ter, assim como os irmãos mais velhos, dois dispositivos principais em sua linha: um modelo chamado “Raven” e outro batizado como “Oriole”. Os dois nomes provavelmente se referem ao Pixel 6 e Pixel 6 XL, que podem ser revelados oficialmente em algum momento no decorrer do terceiro trimestre deste ano.

Via: SamMobile, 9to5Google, XDA Developers

Esta post foi modificado pela última vez em 5 de abril de 2021 17:21

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Gabriel Sérvio