Durante a madrugada desta quarta-feira (7) ocorre uma conjunção entre a Lua e Júpiter, ou seja, os astros parecerão estar “juntinhos” no céu. Além disso, Saturno também estará “na vizinhança”. É uma ótima oportunidade para observar, mesmo a olho nu, os dois maiores planetas do sistema solar.

O par surgirá no horizonte ao leste por volta das 2h38, mas o melhor horário para observá-los é quando estiverem altos no céu, por volta das 5h. Júpiter estará à esquerda da Lua e Saturno estará acima do par, um pouco mais distante. As posições serão aproximadamente como mostrado abaixo, que simula o céu como visto em Brasília às 4h.

Lua, Júpiter e Saturno, como aparecerão no céu de Brasília às 4h deste dia 7 de abril de 2021. Olhe na direção leste.
Lua, Júpiter e Saturno, como aparecerão no céu de Brasília às 4h deste dia 7 de abril de 2021. Olhe na direção leste.

Leia mais:

Como se orientar para ver a conjunção entre a Lua e Júpiter

Para observar a conjunção entre a Lua e Júpiter, e outros eventos de nosso calendário astronômico, é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.

publicidade

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Apps como o Sky Safari são essenciais para acompanhar nosso calendário astronômico
O SkySafari usa bússola e GPS para identificar as estrelas para as quais o celular está apontando. Imagem: Simulation Curriculum

Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular e sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp., que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!