Os jogos de ‘Pokémon’ completaram bodas de prata esse ano. Com o primeiro lançado em 1996, a franquia completa um quarto de século e segue sendo sucesso absoluto no mundo todo. Inicialmente com 151 monstrinhos, outros seguiram, chegando a mais de 700, e agora é possível saber qual o mais popular em cada país do mundo.

O site The Toy Zone listou qual Pokémon mais buscado em cada um dos países do mundo. O Charmander, o monstrinho de fogo inicial, é o mais popular no Brasil. Para conseguir achar cada um dos personagens dos games, o site usou dados de buscas do Google. Eles também elencaram a busca global, com 151 listados.

Leia mais:

Para começar, o mais importante continente: a América do Sul. Além do Brasil, o Charmander é o mais popular no Chile e no Peru. Já a celebridade Pikachu é o favorito na Bolívia, no Equador e no Suriname. Esses dois dividem, assim, o topo da lista, com três países cada.

publicidade

O Bulbasauro vem em seguida, levando os territórios do Uruguai e da Argentina. Outros quatro completam a lista do continente Sudaca: o Squirtle domina a Colômbia e o Snorlax é o Pokémon do Paraguai. Os mais “diferentes” estão na Venezuela e na Guiana, com Eevee e Gyarados, respectivamente. Como a Guiana Francesa é considerada território da França, o resultado dela fica com o país europeu.

Outro destaque interessante é o Japão, país de origem da franquia. Lá, o Eevee desbanca o trio inicial e o monstro elétrico amarelo. Na região como um todo, o Pikachu é o favorito, com 21,7% das buscas no Extremo Oriente e Oceania. O resto da Ásia, oriente e centro do continente, também ficam com o Pikachu, mas ele divide o posto com o Mew. O Qatar é o país com o Pokémon mais diferente no topo: Aerodactyl.

Ao chegar mais para o oeste do mundo, a Europa concentra o favoritismo no Charizard, última evolução do Charmander. No Velho Continente, o dragão gigante manda em nove países: Andorra, República Tcheca, Estônia, Irlanda, Itália, Malta, Portugal, Suécia e Reino Unido. A Bélgica tem um gosto um tanto curioso. O Porygon é o mais buscado no país.

Ainda passeando pelo Velho Mundo, chegamos à África. O líder é mais uma vez o Pikachu. Ele é o mais buscado em 14 países do continente, representando 20% das buscas em todo o território. É lá também que o Jynx tem popularidade em um dos países: República Democrática do Congo.

Imagem: The Toy Zone/Reprodução

Por último, mas não menos importante, a América Central, do Norte e Caribe. Nem todos os territórios insulares aparecem na pesquisa do site The Toy Zone (e, assim como a China na Ásia, Cuba também não é representada por um Pokémon). Nesta parte do mundo, o Charizard é de novo o mais popular em três países: Canadá, Antígua e Barbuba e El Salvador.

Imagem: The Toy Zone/Reprodução

Quando o assunto é a soma de buscas globais, o líder não poderia ser diferente. O Pikachu aparece em uma a cada dez buscas sobre Pokémons. Surpreendentemente, o trio dos monstros iniciais da franquia não ocupa nem Top 10 no mundo. O Bulbassauro é o primeiro deles, em 11º, seguido por Charmander em 14ª e Squirtle em 16º.

Imagem: The Toy Zone/Reprodução

Via: The Toy Zone