EnglishPortugueseSpanish

Arco-íris marciano: o que será que formou um arco íris em Marte? Mistério permanece

Redação 6 de abril de 2021

Uma imagem capturada pelo rover Perseverance no último domingo na superfície de Marte está intrigando os cientistas. Feita com uma das câmeras usadas para detectar e evitar obstáculos, ela mostra o que parece ser um arco-íris no céu do planeta.

Na Terra, os arcos-íris surgem após as chuvas, quando gotículas de água suspensas na atmosfera agem como prismas e decompõem a luz branca do Sol na cores primárias. Mas em Marte não há chuva, portanto um arco-íris não deveria existir.

publicidade

A Nasa ainda não deu uma explicação oficial para o fenômeno, e há várias teorias. Uma é que ele seria causado pela luz refletida por minúsculas partículas de poeira em suspensão na atmosfera marciana.

Outra possibilidade, é que o fenômeno seja causado por partículas de gelo, e não de água, em suspensão na atmosfera.

Por fim, a terceira possibilidade é que o “arco” não exista. Ele seria uma ilusão de ótica, causado por raios de luz refletindo no interior da lente da câmera.

Mas por enquanto, o mistério permanece.

A outra imagem foi registrada pelo helicóptero Ingenuity, agora totalmente independente. Em baixa resolução, a imagem mostra rochas no solo e parte de duas rodas do rover Perseverance.

Se tudo correr como programado, o Ingenuity deve realizar o primeiro voo motorizado na superfície de outro planeta já no próximo domingo!

E claro, a gente vai mostrar tudo para vocês…