A Netflix perdeu espaço no mercado de streamings nos Estados Unidos (EUA) no último ano. Por conta da chegada e avanços de novos concorrentes, como Disney+, HBO Max e Amazon Prime, o pioneiro do setor registrou uma queda de 31%.

As informações são de um estudo da consultora Ampere Analysis publicado pelo site The Wrap. A participação da plataforma no país passou de 29% no início do ano passado para 20% agora, ou seja, um perda de quase 10%.

Netflix registra queda com chegada de novos streamings. Imagem: The Wrap/Divulgação
Netflix registra queda com chegada de novos streamings. Imagem: The Wrap/Divulgação

Mas isso não significa que a Netflix está perdendo clientes, pelo contrário, ainda é a líder do setor. De acordo com os relatórios fiscais, o serviço tem 74 milhões de assinantes só nos EUA e 203 milhões em todo o mundo, além do aumento de novos assinantes continuar em bom ritmo.

A questão é que o número das concorrentes registrou alta expressiva durante o ano passado, principalmente com a entrada da HBO no setor.

publicidade

Leia mais:

Atualmente, a Netflix domina 20% do mercado norte-americano de streaming, contra 16% do Amazon Prime Video e 13% do Hulu. Apesar disso, o serviço que mais ganhou espaço em 2020 foi o HBO Max, que viu a participação de mercado subir de 3% para 12% em um ano, posicionando-se como a quarta plataforma de maior sucesso no país.

Netflix lidera mercado dos streamings, seguido por Amazon e Hulu. Imagem: The Wrap/Divulgação
Netflix lidera mercado dos streamings, seguido por Amazon e Hulu. Imagem: The Wrap/Divulgação

Disney+ deve crescer ainda mais no mercado; Netflix e HBO de olho

Ainda segundo a análise da Ampere/Wrap, a Disney+ aparece como uma surpresa na pesquisa. Mesmo tendo perdido participação de mercado durante o ano passado e ficado atrás da HBO Max, é previsto que a plataforma consiga chegar à terceira posição ainda em 2021.

O serviço de streaming da Walt Disney contrariou estimativas iniciais e alcançou 100 milhões de assinantes a nível global em março, dos quais 40 milhões nos EUA, após apenas 16 meses de existência.

O estudo age como um prelúdio do que vem por aí em 2021. A HBO Max deve ampliar os mercados com a estreia na América Latina a partir do segundo semestre deste ano. Além disso, a Netflix corre para lançar novas temporadas de sucessos como ‘Stranger Things‘ e ‘The Witcher‘, algo que deve chacoalhar muito mais o segmento e mexer nos números do mercado.

Fonte: The Wrap

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!