Um novo vídeo mostra que o sistema de monitoramento da Tesla pode detectar a atenção do motorista em tempo real usando a câmera no interior de seus veículos. O influencer conhecido por ser hacker da marca, “green”, mostrou a inteligência artificial da funcionalidade reconhecendo que ele estava usando o celular dentro do carro elétrico.

A câmera de dentro dos Teslas já existe há anos, mas foi pouco utilizada pela montadora para algum fim específico. E segundo o vídeo mostra, o sistema é capaz de monitorar ativamente para onde os olhos do motorista estão olhando e se há alguma distração, como o uso do telefone.

publicidade

Os fabricantes de automóveis geralmente implementam câmeras voltadas ao interior do veículo para monitoramento do motorista enquanto usam recursos de assistência, como a General Motors (GM) com o Supercruise.

No entanto, Elon Musk já havia rejeitado o uso de um sistema de monitoramento de motorista baseado em filmagens. Segundo o CEO da Tesla, a câmera voltada para a cabine tem como objetivo evitar que as pessoas vandalizem carros quando estão sendo conduzidas pelo sistema de direção semiautônoma.

publicidade

No ano passado, a Tesla ativou a câmera pela primeira vez em uma atualização de software, pedindo às pessoas que permitissem à montadora fazer vídeos e fotos para “desenvolver recursos e melhorias de segurança no futuro”. A decisão, segundo a marca, é voluntária e não afetaria o veículo.

Leia mais:

publicidade

Ultimamente, a câmera interior está sendo discutida com mais frequência depois que foi revelado que a Tesla removeu alguns proprietários da versão beta do sistema Full Self-Driving (Autocondução completa, na tradução literal). De acordo com a marca, eles não estavam prestando atenção suficiente ao usar o sistema.

E ainda tem a polêmica com a China, que proibiu o uso de veículos da Tesla por autoridades, militares e funcionários de empresas estatais. O governo teme que os carros elétricos da fabricante americana possam ser uma fonte de vazamentos de segurança.

publicidade

E como se não bastasse, vários donos dos carros da montadora reclamam nas redes sociais por não terem sido devidamente informados sobre o uso de inteligência artificial no sistema de monitoramento. Isso levou alguns até a perguntarem: “se o Tesla pode determinar que os motoristas não estão prestando atenção, não deveria avisá-los no momento?”.

Fonte: Electrek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!