Categoras: Carros e Tecnologia

Honda e Verizon testam uso do 5G para trazer mais segurança ao trânsito

A Honda e a Verizon, companhia norte-americana de telecomunicações, se juntaram em um experimento que visa evitar acidentes e salvar vidas nas rodovias. Usando 5G, as duas empresas pretendem melhorar a comunicação entre os veículos presentes nas estradas para enviar alertas aos motoristas.

O anúncio da parceria foi feito nesta quinta-feira (8). A montadora e a telecom também integraram a Universidade do Michigan na pesquisa, usando a Mcity, um espaço da universidade que testa justamente os carros conectados à internet e veículos autônomos.

Leia mais:

Lá, elas exploraram o uso do 5G no ambiente se comunicando à rede presente nos computadores de bordo dos carros. A faixa permite uma rápida comunicação entre a infraestrutura das vias, veículos e pedestres.

A pesquisa faz parte da tecnologia Safe Swarm, desenvolvida pela Honda desde 2017, usando a comunicação do carro a tudo ao redor, a V2X. O veículo envia informações como localização, velocidade e dados dos sensores a outros presentes nas vias.

O problema é que essas informações só chegavam a outros automóveis com inteligência artificial (IA) presente. É aí que entra o 5G, que se vincula à computação de bordo de acesso múltiplo (MEC, na sigla em inglês), reduzindo a necessidade de uma IA.

“Quando você considera que cerca de 42 mil pessoas morreram em acidentes de carro no ano passado e 94% dos acidentes foram causados por erros humanos, nossas novas tecnologias incluindo o 5G e o MEC podem ajudar motoristas a ‘verem’ as coisas antes que os próprios olhos façam o registro e reajam para prevenir batidas, salvando vidas”, destacou Sanyogita Shamsunder, vice-presidente de desenvolvimento tecnológico e laboratórios de 5G da Verizon.

Três cenários foram usados nos testes. Imagem: Honda/Divulgação

Um dos exemplos dados no vídeo divulgado após os testes mostra um pedestre passando em um local onde o motorista que está prestes a entrar à direita não enxerga, por causa de uma construção. As câmeras presentes no local enviam o sinal da presença do transeunte para o veículo e a notificação aparece no painel do carro, em uma comunicação de poucos segundos entre os três pontos.

Outro teste foi com uma ambulância, podendo representar outro tipo de carro de emergência. Por causa do barulho interno, o motorista do veículo de passeio pode não escutar a sirene na via transversal. O 5G da ambulância envia o alerta para os outros automóveis que se aproximam, evitando colisões.

O terceiro experimento foi sobre semáforos no vermelho. Um carro não consegue parar ao chegar no sinal. Através de câmeras inteligentes na via, o MEC e o V2X, o veículo é detectado e uma mensagem é enviada para os outros que estão chegando no cruzamento.

“A pesquisa ainda é preliminar e não vai integrar um produto por enquanto, mas o 5G e o MEC permitem a comunicação dos veículos, melhorando a segurança de todos que estão dividindo as ruas”, disse o líder do grupo de pesquisa do departamento de pesquisa em tecnologia avançada da Honda, Ehsan Moradi Pari.

Via: Tech Crunch / Verizon

Esta post foi modificado pela última vez em 8 de abril de 2021 13:10

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Karol Albuquerque